sobre a coleção

criada em: 19/09/2023

O mercado “STEM” (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) ainda hoje é bastante fechado para a diversidade de gênero, étnica e multinacional. No Brasil, apenas 20% do mercado tecnológico é ocupado por mulheres - nos cargos diretivos, tal número desce para cerca de 09%. No mundo dos videogames, onde as mulheres são 42% do público, elas são apenas 16% das programadoras.

O ambiente acadêmico não é mais convidativo, no qual apenas um quinto das cadeiras “STEM” são ocupadas pelas mulheres.
Segundo o relatório Women in Tech, de 2016, as mulheres se candidatam a vagas do mercado apenas quando tem a formação requisitada - quando os homens, em sua maioria, quando são subformados.

Apesar do cenário, as mulheres estão na tecnologia, e o projeto do Museu da Pessoa junto da EY buscou, entre março e outubro de 2023, ouvir as vozes que despontam das diversas áreas do mercado, em variadas posições de poder.


Seguindo critérios de etnia, geração, cargo ocupado, entre outros, o projeto revela, através de 15 personagens, as agruras e os desafios das mulheres para conquistarem seu espaço no mundo do trabalho.


Registramos sonhos, inspirações, histórias de vida traduzidas pela vontade dessas mulheres em superar o estado de coisas atual.


Esse projeto foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 204741), por meio do Ministério da Cultura, com realização do Museu da Pessoa e patrocínio da EY

"Eu sempre fui muito sonhadora"

Personagem: Telma LuchettaAutor: Museu da Pessoa

As pessoas são a parte mais importante na tecnologia

Personagem: Andreia Maria Nascimento de AndradeAutor: Museu da Pessoa


coleções que você pode se interessar