Página Inicial | Pessoa
Raquel Chebabi

- data ou período de nascimento: 26/09/1968
- gênero: Feminino
- cor / raça: Branca
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / Campinas
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / Campinas
- grau de escolaridade: Mestrado
- religião: Espiritismo
- ocupação atual: Cientista e líder do Think Lab na IBM Research
sobre
Raquel Zarattini Chebabi nasceu em Campinas, em 1968. Cresceu imersa no universo artístico, influência de sua mãe. Trabalhou em diferentes empresas relacionadas à área de pesquisa e tecnologia e mesmo antes de acabar a faculdade já estava empregada. Com o passar dos anos, tornou-se pós-doutoranda em Educação e Tecnologia pelo NIED (Centro de Computação Aplicada à Educação) Unicamp, Doutora em Artes (Cultura Audiovisual e Mídia), Visiting Student no MIT Media Lab, Mestre em Ciência da Computação e é Diretora do Think Lab Brasil na IBM Research. Raquel é curiosa e do mundo, não deixa de explorar e aprender com as diferentes pessoas e lugares, mas sempre retorna às suas raízes e cidade de origem. É cientista pesquisadora, especialista na área de Interação Humano-Computador e também é mãe da Marina.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
“A gente não precisa ser aquilo a vida inteira”
Personagem: Raquel ChebabiAutor: Museu da Pessoa

Time do Instituto de Pesquisas Eldorado
data (ou período): Ano 2014 Imagem de:Raquel Chebabi

Pai
Raquel bebê no colo de seu pai Dagoberto, seu exemplo de amor, alegria, honestidade, retidão e caridade.

Mãe
Raquel e sua mãe Maria Amélia, seu exemplo de amor à todos, delicadeza, dedicação, alegria, força, sabedoria.

Ballet
Raquel na aula de Ballet. O Ballet foi referência para a sua formação como pessoa e para o seu amor em relação à arte. Quando criança, Raquel dizia que quando crescesse gostaria de ser bailarina.

Filha
Raquel segurando sua filha Marina, sua alegria. Elas são diferentes e a Marina a ensina sempre e muito.

Pesquisa de Doutorado
Os jovens de Sud Mennucci, a cidade que abriu as portas para Raquel durante o seu Doutorado. Raquel desenvolveu o projeto Cidade Aprendente (escrito nas camisetas). Ela criou um amor muito grande pelas pessoas dessa cidade. Agradece, em especial, o ex-Prefeito Celso Junqueira.
MIT Media Lab
Este é o MIT Media Lab (Massachusetts Institute of Technology), onde Raquel desenvolveu parte do seu Doutorado. Essa experiência deu a ela uma nova visão de mundo. Agradece, em especial, o Prof. José Armando Valente, seu orientador de Doutorado, que proporcionou essa oportunidade, e pelo Leo Burd, seu supervisor no MIT.
Parceiras
Harvard com a Marina. Local onde Raquel passava muitas horas em palestras quando foi estudar no MIT. A Marina é sua companheira nas aventuras da sua carreira.

Mentores
Raquel ao lado de seus professores, José Armando Valente, seu orientador de Doutorado e Pós- doutorado e Maria Cecília Baranauskas, sua orientadora de Mestrado. Seus maiores mentores, pois os ensinamentos deles a acompanham sempre.

Time do Instituto de Pesquisas Eldorado
Este é o time do Instituto de Pesquisas Eldorado, onde Raquel trabalhou em um projeto de educação importante, que a ensinou muito. Nessa foto eles estavam na Apple, em Cupertino.

Hackatruck
Este é o projeto Hackatruck, uma parceria da IBM e do Instituto de Pesquisas Eldorado. Raquel trabalhou na concepção deste projeto e ele tornou-se objeto de estudo do seu pós-doutorado.

Mulheres na tecnologia
Palestra na IBM em evento do Reprograma sobre mulheres e tecnologia. Esta palestra gerou um texto que Raquel escreveu no Linkedin sobre ter a palavra “Mãe” no currículo.
.jpg)
Liderança feminina
Foto tirada enquanto Raquel estava liderando um workshop na IBM. Ela tem muitas fotos como essa, que representa aprendizados constantes e onde pode aplicar o seu conhecimento.
Em contato com a natureza
Raquel e Carlos, seu marido, tirando fotos junto com as paisagens da natureza. Esses momentos a equilibram e a reconectam com o mundo. Raquel é apaixonada pelo verde.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.