Sobre o Educativo

O educativo do Museu da Pessoa fomenta o uso das histórias de vida e das metodologias do museu para apoiar professores, facilitadores, educadores comunitários e de museus, além de profissionais da educação.

A área nasceu com a visão de que toda pessoa, grupo, comunidade, instituição, grupo social podem ser produtores, guardiões e disseminadores de narrativas de vida. 

As metodologias de produção, preservação e socialização de histórias de vida a partir das memórias das pessoas, praticadas pelo Museu da Pessoa foram sistematizadas e geraram a Tecnologia Social da Memória que possibilita a pessoas, instituições e grupos sociais produzirem suas histórias e projetos de memória. As metodologias de formação criadas pela equipe procuram garantir que os interessados se apropriem da Tecnologia Social da Memória valorizando a experimentação, reflexão e a aprendizagem. 

O Educativo orienta, apoia, media, propõe, ensina, provoca a reflexão e instiga a construção de novas percepções da história e do conhecimento. 

A área é composta por profissionais que, ao longo dos anos, vêm se dedicando à realização de projetos de formação, cursos e ações educativas em projetos de iniciativas para a pesquisa e de uso do acervo para a ampliação de conhecimentos, melhor compreensão da história e transformação pessoal e social.

Para mais informações, entre em contato pelo email educativo@museudapessoa.org.