Projetos de memória geram impacto social positivo para sua empresa
Ao longo dos seus 30 anos de vida, o Museu da Pessoa criou mais de 300 projetos de memória em parceria com organizações, gerando conexões férteis entre pessoas e empresas.
A preservação de memórias ajuda na evolução de práticas de
diversidade
relacionamento entre comunidades
inclusão
Trabalhar com a memória de toda e qualquer pessoa é transformar histórias de vida em patrimônios da humanidade, sendo assim, agentes de justiça social, estando em íntimo alinhamento com as práticas ESG e a agenda ODS.
Para 97% dos brasileiros, as marcas devem resolver problemas sociais
Edelman Trust Barometer: marcas em meio à crise
Impactos de projetos de memória
O contato com histórias de vida muda o nosso jeito de olhar o mundo. Em pesquisa realizada pelo Museu da Pessoa foi constatado que:
das pessoas que entraram em contato com histórias de vida intensificaram seus vínculos com as pessoas com quem convivem, tais como família, amigos e trabalho;
perceberam sua relevância social e se sentiram motivadas a intervir socialmente contra a intolerância;
ampliaram sua empatia com as pessoas em sua diversidade;
aumentaram sua compreensão sobre questões sociais que levam à intolerância, como discriminação e desigualdade.*
Ações de articulação, pesquisa, mobilização e avaliação em territórios utilizando a Tecnologia Social da Memória promovem relações mais saudáveis entre empresas e comunidades.
“É uma vacina contra o complexo de inferioridade, por que, se você dá a oportunidade à uma pessoa de contar sua história, que até então ela julgava sem nenhuma importância, de repente ela se sente valorizada.”
Marius Vieira Gonçalves
Nosso programa educativo orienta, apoia, media, propõe, ensina, provoca a reflexão e instiga a construção de novas percepções da história e do conhecimento.
municípios
Entrevistas
pessoas impactadas
Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Mais de 70 projetos de registro, sistematização, preservação e divulgação de memória de empresas, organizações e instituições, construindo legados e fomentando a cultura organizacional.
“Percebemos imediatamente que ali estava o mais precioso e rico acervo da história da Rhodia Farma: a memória de seus integrantes”
Rubens José Paulella
Por quê histórias de vida?
Se cada pessoa compreender que todo ser humano importa e que a história de vida de cada um é tão relevante a ponto de ser patrimônio de um museu, teremos uma sociedade conectada por experiências de vida, sentimentos e emoções em contraposição às diversas formas de intolerância.
O que pode ser gerado por um projeto de memória
ESG
Ações e projetos que apoiam a relação dos parceiros com seus stakeholders onde as questões de Diversidade e Inclusão têm grande peso, ao lado de ações de direitos humanos, e relacionamento com comunidades. Mas o Museu da Pessoa vai além, e entende que por meio do registro das histórias de vida das pessoas impactadas pelas Mudanças Climáticas pode apoiar a sociedade na mitigação e na preservação ambiental.
ODS
O contato com as histórias de vida ajuda a promover sociedades pacíficas e inclusivas (ODS 16) e a reduzir as desigualdades (ODS 10), além de ter o potencial de colaborar com metas especificas de outros objetivos, como a eliminação da discriminação e da violência contra as mulheres (ODS 5), e a incentivar ações contra a mudança global do clima (ODS 13), além disso, também promove maior aproximação para com a proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres (ODS 15) e fomenta a promoção de cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis (ODS 11). O programa educativo do Museu da Pessoa está intimamente ligado ao ODS 4, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade.
Conheça mais acessando o artigo “Inspirações para um 2030 inclusivo e sustentável”
O que falam da gente
“O Museu da Pessoa nos ajudou a dar voz e visibilidade à todos os atores que compoem a cadeia da reciclagem. Com sensibilidade e muito profissionalismo, conseguiram trazer nos vídeos a realidade desse setor, ajudando também a conscientizar a população da importância de se reciclar.”
Samanta Purgato,
Analista de Sustentabilidade Expert na Tetra Pak
“Percebemos imediatamente que ali estava o mais precioso e rico acervo da história da Rhodia Farma: a memória de seus integrantes.”
Rubens José Paulella,
Ex-Diretor-Presidente da Aventis
Quer fazer um projeto de memória?
Preencha o formulário para entrarmos em contato: