Acessibilidade

Para o Museu da Pessoa, toda história de vida importa e merece ser patrimônio da humanidade. Toda, sem exceção. É por isso que este site traz diversos recursos de acessibilidade, transpondo algo que faz parte da nossa missão: ser um museu em cada mão para que todas e todos produzam, consumam e compartilhem suas próprias histórias sem barreiras de acesso.

O avatar de Libras é a primeira das novidades. E permite que usuários surdos consumam nossos conteúdos por meio de uma ferramenta que traduz textos para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tomamos diversos cuidados para que a navegação de pessoas com deficiência visual, que utilizam leitores de tela, seja fluída, assim como pessoas com deficiência física, que dependem de mouses ou teclados adaptados.

A experiência dentro do site também ganha uma nova camada. Os botões de interação e textos têm tamanhos que respeitam as diretrizes sugeridas pelo WCAG 2.2, o que elevam a legibilidade, assim como os links, que estão mais fáceis de localizar. A paleta de cores também foi pensada dentro das melhores práticas de acessibilidade.

A acessibilidade é uma tecnologia viva. O Museu da Pessoa assume o compromisso de manter esta plataforma acessível, além de, faseadamente, levar as melhores práticas de inclusão para seu acervo, que conta com mais de 18 mil histórias de vida e 60 mil imagens. Tudo isso para fazer jus ao nosso objetivo de democratizar o acesso às histórias de vida de brasileiros e brasileiras que ajudam a contar a História do Brasil e do mundo. E também dar a oportunidade para que as pessoas com deficiência (PcD) participem e compartilhem da nossa missão.