História do nascimento. História da família. Infância em Campinas. Contato com arte e atividades manuais através da sua mãe. Casa de infância. Recordações da escola. Aulas de ballet. Escolha profissional. Lembranças do período da faculdade. Trajetória profissional. Descobertas de suas preferências dentro do ambiente profissional. Uma questão de gênero: gravidez e afastamento do trabalho. Retorno aos estudos e ingresso no mestrado. Experiência de dar aulas. Ingresso no doutorado. Relação da tecnologia com educação e pesquisa. Pós doutorado. Trabalho na empresa IBM, no Think Lab. Relação com a filha Marina. Futuro da tecnologia. Sonhos.

imagens (13)

Em contato com a natureza

data (ou período): Ano 2022 Imagem de:Raquel Chebabi

Pai

Raquel bebê no colo de seu pai Dagoberto, seu exemplo de amor, alegria, honestidade, retidão e caridade.

período: Ano 1968

Mãe

Raquel e sua mãe Maria Amélia, seu exemplo de amor à todos, delicadeza, dedicação, alegria, força, sabedoria.

período: Ano 1972

Ballet

Raquel na aula de Ballet. O Ballet foi referência para a sua formação como pessoa e para o seu amor em relação à arte. Quando criança, Raquel dizia que quando crescesse gostaria de ser bailarina.

período: Ano 1978

Filha

Raquel segurando sua filha Marina, sua alegria. Elas são diferentes e a Marina a ensina sempre e muito.

período: Ano 1995

Pesquisa de Doutorado

Os jovens de Sud Mennucci, a cidade que abriu as portas para Raquel durante o seu Doutorado. Raquel desenvolveu o projeto Cidade Aprendente (escrito nas camisetas). Ela criou um amor muito grande pelas pessoas dessa cidade. Agradece, em especial, o ex-Prefeito Celso Junqueira.

período: Ano 2009

MIT Media Lab

Este é o MIT Media Lab (Massachusetts Institute of Technology), onde Raquel desenvolveu parte do seu Doutorado. Essa experiência deu a ela uma nova visão de mundo. Agradece, em especial, o Prof. José Armando Valente, seu orientador de Doutorado, que proporcionou essa oportunidade, e pelo Leo Burd, seu supervisor no MIT.

período: Ano 2010

Parceiras

Harvard com a Marina. Local onde Raquel passava muitas horas em palestras quando foi estudar no MIT. A Marina é sua companheira nas aventuras da sua carreira.

período: Ano 2010

Mentores

Raquel ao lado de seus professores, José Armando Valente, seu orientador de Doutorado e Pós- doutorado e Maria Cecília Baranauskas, sua orientadora de Mestrado. Seus maiores mentores, pois os ensinamentos deles a acompanham sempre.

período: Ano 2013

Time do Instituto de Pesquisas Eldorado

Este é o time do Instituto de Pesquisas Eldorado, onde Raquel trabalhou em um projeto de educação importante, que a ensinou muito. Nessa foto eles estavam na Apple, em Cupertino.

período: Ano 2014

Hackatruck

Este é o projeto Hackatruck, uma parceria da IBM e do Instituto de Pesquisas Eldorado. Raquel trabalhou na concepção deste projeto e ele tornou-se objeto de estudo do seu pós-doutorado.

período: Ano 2015

Mulheres na tecnologia

Palestra na IBM em evento do Reprograma sobre mulheres e tecnologia. Esta palestra gerou um texto que Raquel escreveu no Linkedin sobre ter a palavra “Mãe” no currículo.

período: Ano 2017

Liderança feminina

Foto tirada enquanto Raquel estava liderando um workshop na IBM. Ela tem muitas fotos como essa, que representa aprendizados constantes e onde pode aplicar o seu conhecimento.

período: Ano 2018

Em contato com a natureza

Raquel e Carlos, seu marido, tirando fotos junto com as paisagens da natureza. Esses momentos a equilibram e a reconectam com o mundo. Raquel é apaixonada pelo verde.

período: Ano 2022
Palavras-chave:

Entrevista de Raquel Zarattini Chebabi Entrevistada por Lucas Torigoe São Paulo, 15/06/2023 Projeto: Mulheres na Tecnologia Entrevista número: MTS_HV005 Realizado por Museu da Pessoa Revisado por Luiza Gallo P/1 - A gente sempre começa com uma pergunta muito difícil. Qual é o seu nome complet...Continuar leitura

Título: “A gente não precisa ser aquilo a vida inteira”

Data: 15/06/2023

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Raquel Chebabi Entrevistador: Lucas Torigoe Revisor: Luiza Gallo Favareto Vídeomaker: Alisson da Paz Autor: Museu da Pessoa