sobre a coleção

criada em: 03/03/2021

São 30 entrevistas gravadas entre fevereiro e abril de 2021, parte integrante do projeto Memórias do Comércio: rumo ao oeste pauista, que percorreu as cidades de Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. O projeto foi suspenso temporariamente por conta do isolamento necessário em função da pandemia do Novo Coronavírus. No retorno, em dezembro de 2020, ficou decidido que todas as gravações ocorreriam pela plataforma Zoom. O resultado é, acima de tudo, uma possibilidade de compreender tempos tão desafiadores.

Na primeria fase do projeto, que de janeiro até março de 2020, a equipe de mapeamento para localização dos futuros entrevistados contou com Herika Aguiar, Messias Lira e Deivid Filipin, com apoio de Luis Paulo Cesari Domingues. A pesquisa histórica ficou a cargo da  Profa. Dra. Sílvia Maria do Espírito Santo, professora da USP - Campus Ribeirão Preto. As fotos da cidade de Ribeirão Preto e retratos e ensaios fotográficos com os entrevistados são da fotógrafa Sté Frateschi.

Na segunda etapa do projeto, desenvolvida em plena pandemia do Novo Coronavírus, as entrevistas foram gravadas  pela seguinte equipe: Cláudia Leonor Oliveira (Coordenação), Luis Paulo Cesari Domingues, Herika Aguiar, Ana Eliza Barreiro, William Carneiro, Guilherme Foganholo e Daiana Costa.

36 anos no ramo dos relógios

Personagem: Jair MassaroAutor: Museu da Pessoa

Baobá, a árvore da vida

Personagem: Diego FernandesAutor: Museu da Pessoa