Jair Massaro, nascido em 30 de novembro de 1953 em Ribeirão Preto. Filho de taxista que rodava no centro de uma cidade em exponencial crescimento. Gostava de brincadeira de bola na rua, molecagem, mas não tinha apreço pela escola. Seu primeiro emprego foi sete anos, com serviço na alfaiataria. Cuidava com carinho e proteção do irmão deficiente, alvo de preconceitos. Começou cedo o trabalho com relojoaria, ofício ensinado por Antônio Conaço. De lá para cá se passaram 59 anos de experiência profissional com relógio, e uma família inteira na área de relojoaria. Se aposentou com 36 anos de serviço. Nos conta que antigamente o trabalho de regulação de relógio era manual, feita pela Existiam cinquenta mil eixos de relógio. Hoje eixos são padronizados. Inclusive, observa que os relógios atuais de pilha são lentos. Guarda uma coleção de relógios na loja. Para ele, o Carrilhão, relógio pendurado, é especial. Afinal, são notas musicais minuciosamente tocadas a cada 15 minutos. Os Carrilhôes com alavancas tocam Westminster e Ave Maria, basta ter sensibilidade e atenção. Jair chegou na velhice feliz por ter deixado o trabalho com relógio no sangue da família. Nos deixa seu relato com uma mensagem inspiradora: Sempre procure fazer o bem antes de julgar.

Meu nome é Jair Massaro, nascido em 30 de novembro de 1953 em Ribeirão Preto. Meu pai era taxista e tinha um ponto lá na rodoviária. Na minha infância, eu morava na Rua Dois de Julho, 571. Eu brincava muito de bola na rua, mas eu queria trabalhar, não queria estudar. Então, o meu pai foi caç...Continuar leitura

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020-2021 Entrevista de Jair Massaro Entrevistado por Cláudia Leonor e Ana Eliza Barreiro Ribeirão Preto, 22 de abril de 2021 Entrevista MC_HV059 Transcrita por Selma Paiva Transcrita por Selma Paiva Conferida por Ana Eliza Barreiro P1: Então, ...Continuar leitura

Título: 36 anos no ramo dos relógios

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto