Santa Regina Zagretti nasceu em Dumont-SP, a 12 quilômetros de Ribeirão Preto, em uma família de imigrantes italianos. Pais tinham uma pequena área de terra em Dumont e toda a família trabalhava no meio Rural. Ao completar 13 anos sua família mudou-se para Ribeirão a fim de melhores condições de estudos. Aos 15 anos começou a trabalhar no comércio; seu primeiro emprego foi na Udular. Por lá ficou por 27 anos. Em 1994 se licenciou da empresa e aceitou cargo no Sindicato dos Empregados do Comércio, que participava desde 1972. Com os desafios no Sindicato e responsabilidade com associados, cursou Direito, ainda que mais velha que a maioria dos calouros. Criação do AEC- Associação dos Empregados do Comércio. Conquistou a importância como dirigente sindical. Dez anos depois assumiu a vice-presidência e depois a presidência do Sindicato. Assumiu a vice-presidência no comitê das mulheres trabalhadora das Américas. Deixa uma mensagem de perseverança e empoderamento de mulheres.

Meu nome é Santa Regina Zagretti. Eu nasci em Dumont, uma cidade bem próxima aqui de Ribeirão Preto, e sou de uma família de imigrantes italianos. Meus pais tinham uma pequena terra lá, e nós trabalhávamos juntos. E aí, num determinando momento, Dumont ficou pequeno e nós viemos pra Ribeir...Continuar leitura

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020/2021 Entrevista de Santa Regina Zagretti Entrevistada por Guilherme Foganholo e Cláudia Leonor Oliveira Ribeirão Preto, 25 de março de 2021 Entrevista MC_HV043 Transcrita por Selma Paiva P1: Boa tarde, Regina. R1: Boa tarde. P1: Bom, a Sant...Continuar leitura

Título: Empoderamento e Liderança Feminina

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto