sobre a coleção

criada em: 22/06/2015

Eugênio Antonelli, operário número um da Petrobras, nos conta que nos anos 1930 quase ninguém, brasileiro ou estrangeiro, acreditava na capacidade do país em extrair petróleo ou construir qualquer indústria. Estas pessoas não poderiam imaginar que, quase um século depois, o Brasil teria um dos parques industriais mais diversificados e importantes do mundo.

O Museu da Pessoa presta, então, uma homenagem à história da indústria brasileira através de uma seleção especial de depoimentos presentes em seu acervo.
Caminharemos com Hélio Bento e seu relato de como, em 1907, teve início a utilização de ferrovias pela Companhia Vale do Rio Doce; abordaremos a campanha "O Petróleo é Nosso" a partir da visão de sua líder, Maria Augusta de Toledo Tibiriçá Miranda; os anos 1940 e a crescente utilização de gases na indústria com Gilberto Luiz Vimercati; passaremos pelos anos de chumbo e consolidação da indústria brasileira com Jacó Bittar e o Marechal Waldemar Levy Cardoso; chegaremos na Amazônia e, com a ajuda de Rafael Frazão, entenderemos o descobrimento do gás nos arredores de Manaus; ouviremos Alfeu Valença nos contar sobre o gasoduto Brasil-Bolívia e a Bacia de Campos; os processos de privatização dos anos 1990 serão descritos pelas vivências de Toshiyuki Yamashita.

Além destas, muitas outras histórias apresentam uma visão pessoal de eventos que marcaram a história industrial do Brasil.
A industrialização é condição básica para que haja desenvolvimento social no país. Contar a história das mulheres e dos homens que construíram este setor é, portanto, um privilégio e uma honra que temos o prazer de compartilhar com todos.


coleções que você pode se interessar

Por nossas águas...

Autor: Museu da Pessoa

Na minha infância...

Autor: Museu da Pessoa

Campus de histórias

Autor: Museu da Pessoa