Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Trabalhar na Antárctica: um desafio diário

Esta história contém:

Trabalhar na Antárctica: um desafio diário

Vídeo

Ali nós começamos, como vai ser o nome da Companhia? Primeira sugestão União de cervejarias Brasileiras, mas aí nos dá restrição porque queremos ser mais do que Brasil, aí surgiu a Cia. De Bebidas das Américas, porque em castelhano e em inglês tem a mesma significação, esse é o, "Ambev", American Brewery Company, então essa foi a idéia, que eu acho que foi muito feliz.Eu acompanhei a fusão minuto a minuto minuto a minuto, nós tínhamos dois planos, nesse caso a gente sempre tem que fazer dois planos, um com vazamento, outro sem vazamento num primeiro momento tinha quatro pessoas, depois seis, depois oito, depois quinze. Quando você entra em comunicação você tem que chamar uma empresa de comunicação, os advogados, secretária, tudo aquilo. Nós achávamos que íamos segurar esse negócio uns 45 dias, até que veio um sintoma de vazamento, uma pessoa me ligou “tem uma pessoa do Estado de São Paulo me dizendo que...”, eu disse, “o que você falou pra ela?”, “diz que isso é loucura, isso jamais vai acontecer, eu que to aqui dentro não sei”, a pessoa disse que pegou a notícia jogou fora, eu falei agora é hora, marcamos três dias depois e fizemos a fusão. Aí nós preparamos um almoço, comunicamos os diretores, a bolsa fecha às seis horas, às sete horas nós vamos nos reunir com os diretores e comunica, no dia seguinte às oito horas, já saiu uma mensagem que nós gravamos com o Paulo Henrique Amorim e essa deixou o pessoal acordar, o Nizan por exemplo não sabia. Convocamos os revendedores também, mas pro dia seguinte, preparamos tudo até à noite, às sete horas comunicamos os nossos diretores do Brasil e no dia seguinte de manhã, chamamos os revendedores e fizemos o anúncio.

Veja, anunciar isso teve vários impactos, eu relaciono cinco, que nós tivemos que administrar com muito cuidado. O primeiro o pessoal interno, vender a idéia que a fusão seria bom pro país, pras empresas e bom para...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P1- Começando a entrevista eu vou pedir para o Sr. dizer seu nome completo, local e data de nascimento.

R- meu nome é Vitório Carlos de Marchi, eu nasci em 13 de novembro de 1938 aqui em São Paulo.

P1- O nome dos seus pais?

R- Meu pai Santi de Marchi e minha mãe Angiolina Fiori de Marchi. Meu pai nascido na Itália em Verona e minha mãe filha de italianos da região de Lucca.

P1- E o Sr. sabe como eles vieram pro Brasil?

R- Meus bisavós vieram como imigrantes no final do século 19, começo do século 20, 1890, 1905 por aí.

P1- e o Sr. comentou que eles vieram pra Jundiaí, é isso?

R- O meu avô e o irmão dele vieram para São Paulo, uma parte da família ficou em São Paulo e o irmão dele foi para Jundiaí.

P1- E o seu pai trabalhava com o que?

R- Meu pai era técnico mecânico, uma parte de sua vida, ele estudou no liceu de artes e ofícios aqui em São Paulo e até por volta de 1960 e depois ele passou a trabalhar no comércio, foi sócio de uma distribuidora de bebidas da Antártica, até o fim de sua vida.

P1- E onde ficava a distribuidora?

R- Chamava-se Distribuidora de Bebidas Antártica Sul e ficava aqui em Santo Amaro.

P1- e quando o Sr. era criança em que bairro o Sr. morava?

R- Eu nasci na Moóca na Rua João Antônio de Oliveira perto do Clube Atlético Juventus, onde eu passei toda minha infância.

P1- E descreve pra gente como era a Moóca dessa época?

R- A Moóca era um bairro de classe média, existia na redondeza inúmeras fábricas, eu me lembro do Cotonifício Rodolfo Crespi, uma fábrica de tecelagem, a Cia. Antártica Paulista, na Av. Presidente Wilson, havia moinhos também, o moinho Gamba se não me falha a memória, nós morávamos próximo à estrada de ferro, que passa ali, na rua Borges Figueiredo tinham inúmeros armazéns que funcionavam como docas, era um bairro com certa predominância italiana, de classe média que vivia de indústrias. Em frente minha a casa tinha uma fábrica de calçados...

Continuar leitura

Título: Trabalhar na Antárctica: um desafio diário

Local de produção: São Paulo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios