Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Convivendo com Walter Belian

Esta história contém:

Convivendo com Walter Belian

Vídeo

A Antárctica empresa sofreu muito com a briga de inventário sobre o casal Zerrenner. Primeiro morreu o marido, depois morreu a mulher, e os inventários então depois foram processados em conjunto. Então uma briga tremenda porque tinha interesses alemães no meio.

Foi o seguinte. O Comendador Zerrener faleceu e deixou no testamento dele uma fundação na Alemanha, mas no fim ele pôs uma virgula: “respeitados quaisquer direitos e última vontade da minha então viúva”, que é a Dona Helena. Quando a Dona Helena faleceu e deixou o testamento dela, ela disse uma fundação na Alemanha e uma em São Paulo. Porque o testamenteiro dela, com quem eu vim a trabalhar, que era o Dr. Walter Belian, que fui apresentado eu como o menino que fez o trabalho, eu fiquei trabalhando depois com ele, ele era o testamenteiro. Então ele me contou. Disse que: “Eu falei pra Dona Helena que não era justo o dinheiro ter sido ganho no Brasil e ser criada uma instituição beneficente na Alemanha. O certo seria, se a fortuna foi ganha aqui, então fazer o benefício aqui no Brasil.” E assim foi feito. Então ficou uma fundação aqui e uma lá. A de lá teria que viver com a metade das rendas líquidas da daqui. Só que o inventário não terminava. Tinha muita briga, o inventário não terminava, muitos interesses etc. Então foi feita, em 1939 se eu não me engano, uma composição geral entre todos os interessados no inventário, pra acabar, senão não acabava. Então foi feito um acordo e a fundação lá da Alemanha também entrou neste acordo, os responsáveis, que ela teria que começar as atividades dela dentro de um ano. Era uma obrigação por contrato, era por escritura pública. Mas aconteceu, nesse meio tempo arrebentou a guerra, em 39 exatamente, logo depois. E os alemães que tinham interesse na parte da fortuna, queriam, como se diz, logo receber o que lhes cabia. Ele disse: “Não, vocês têm um compromisso. Enquanto não começar a...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P1 – Bom dia, Sr. José.

R – Bom dia.

P1 – Obrigado por o senhor estar aqui. Nós podíamos começar com o senhor falando o seu nome completo, data e local de nascimento.

R – José de Maio Pereira da Silva, 01/05/1923, São Paulo.

P1 – Sr. José, a sua família era de São Paulo também?

R – Sim.

P1 – O senhor podia falar um pouquinho sobre os seus pais, o nome deles, o que eles faziam, dos seus avós um pouquinho?

R – Meu pai era comerciante, nascido em Campinas. A data de nascimento não recordo. A minha mãe era do lar. Ele era Francisco Pereira da Silva e minha mãe era Maria Inês Gomes da Silva. Meus avós por parte da minha mãe, maternos, era Rosalina Costa Gomes e José Rufino Gomes.

P1 – E eles eram brasileiros?

R – Minha avó era portuguesa. O meu pai era filho de portugueses mas nascido em Campinas.

P1 – E, Sr. José, quando o senhor nasceu o senhor morava aonde aqui em São Paulo?

R – No bairro da Mooca.

P1 – O senhor morava na Mooca?

R – Pertinho da Antarctica.

P1 – Ah, era perto da Antarctica? E assim, comparando com hoje, mudou muito?

R – Bastante, bastante, bastante. Eu nasci, ainda tinha lampião de gás na rua que eu morava.

P1 – E o senhor morava ali perto da Antarctica, né?

R – Sim.

P1 – E a sua vizinhança, os seus familiares trabalhavam na Antarctica?

R – Não, ninguém, ninguém, ninguém.

P1 – E o senhor estudou aonde?

R – Eu estudei, fiz grupo escolar e depois o ginásio no Nossa Senhora (?) do Carmo até o segundo ano só. Aí tive que sair pra trabalhar.

P1 – E como que foi seu primeiro emprego?

R – Foi na Antarctica.

P1 – Foi na Antarctica?

R – Com 15 anos de idade. Eu entrei em 26 de julho de 1938.

P1 – E o senhor entrou na Antarctica como? O senhor podia contar como o senhor chegou lá?

R – Por um alto funcionário que uma tia minha conheceu e que me colocou.

P1 – E o seu primeiro trabalho na Antarctica, o senhor fazia o que?

R –...

Continuar leitura

Título: Convivendo com Walter Belian

Local de produção: São Paulo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios