Yoshico Akiyama, ou dona Emília, traz a história muito bonita: a de uma trajetória uma caminhada percorrida e pautada por serenidade, simplicidade, suavidade, em meio a muita sabedoria. E como sempre soube aproveitar as coisas que a vida lhe destinou desde que, com sete anos, chegou à Capital. Em sua memória de criança estão alguns medos: o dos bichos lá do interior, como cobra, lagartixa, raposa, e o das histórias que por lá se contava, sobre árvores que falavam, assombravam pessoas. Mas está, também, a lembrança, o pavor e a dor da tragédia: o incêndio que destruiu sua morada de sapê, vitimou seu irmão mais velho, feriu seu pai e sua irmã. E o mais impressionante: uma tragédia originada de uma fagulha que escapou de um trem que passava nos fundos de sua casa. Já em São Paulo, lembranças mais amenas. A escola e as freiras; o trabalho iniciado com dezesseis anos; o casamento e aquele vestido de noiva dos sonhos; as duas filhas de temperamentos tão diferentes - a arteira e a quietinha. A vinda dos netos e do bisneto, mais alegria e emoção. E os dias atuais - serenos e, ao mesmo tempo, produtivos - preenchidos com atividades para a semana inteira. E tudo isso em meio ao carinho das filhas e da família em si.

Meu nome de registro é Yoshico. Casada, passei a assinar Yoshico Akiyama. Nasci em 02 de março de 1935, em Piratininga, arredores de Bauru, interior de São Paulo. Com sete anos de idade eu vim para a Capital com a minha família; meu pai veio em busca de melhores oportunidades de vida. O nome Em...Continuar leitura

Programa Conte Sua História 2017 Depoimento de Yoshico Akiyama – Dona Emília Entrevistada por Lucas Lara e Marcos Terra São Paulo, 30/03/2017 Realização Museu da Pessoa PCSH_HV553_ Yoshico Akiyama – Dona Emília Transcrito por Liliane Custódio Revisão: Paulo Rodrigues Ferreira MW Trans...Continuar leitura

Título: Uma caminhada com suavidade e sabedoria

Data: 30/03/2017