Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Trajetória premiada

Esta história contém:

Trajetória premiada

Vídeo

Meu nome é Marcia Buckley, eu sou natural do Rio de Janeiro e nasci em 14 de novembro de 1959. [O nome dos meus pais é] Leda de Melo Mendonça e José Carlos Taranto de Mendonça. São do Rio de Janeiro. Meu pai na verdade é falecido, eles nasceram no Rio de Janeiro e a família deles também era aqui do Rio. Eu tenho uma irmã só, do primeiro casamento. Depois meu pai se casou e eu tenho dois irmãos do segundo casamento, sendo que um é falecido. Os meus bisavós maternos eram Polonês e Austríaco. Minha bisavó era Austríaca, meu bisavô do lado paterno era Italiano. Minha família tem várias origens, principalmente europeias, é uma filial da ONU [Organização das Nações Unidas], vamos dizer assim, tem muitas nacionalidades misturadas (risos).

Eu nasci no Rio mas cresci em Volta Redonda, que meu pai trabalhava na Companhia Siderúrgica, lá. Quando pequena eu andava muito de bicicleta. Eu era uma menina que gostava de brincar muito com os meninos, soltar pipa, jogar futebol, mas principalmente bicicleta, andava muito de bicicleta.

Eu saí de Volta Redonda para o intercâmbio. Eu sempre fui uma aluna muito aplicada, gostava muito de estudar e gostava muito de esportes também.

Me colocaram num cursinho de inglês e quando eu tinha 14 anos me convidaram pra dar aula. Era interessante porque eu com 14 dava aula pra crianças de oito, nove, quase da mesma idade. Eu comecei a dar aula de inglês com 14 anos.

Na cidade havia um glamour inerente a essa coisa de intercâmbio, mas como as vagas eram muito poucas, pouquíssimas pessoas viajavam. Você tinha em universo de mil e poucos alunos duas que tenham viajado. Mas mesmo assim, foi uma coisa interessante porque nós convivemos na mesma escola e elas fizeram algumas palestras com os alunos e foi nascendo o interesse em fazer o intercâmbio do AFS.

Eu fui para Modesto, no estado da Califórnia. O AFS me concedeu uma bolsa de 50% na época. A família se cotizou, minha madrinha, meus avós, todo mundo....

Continuar leitura
Fechar

Gonzales High School

Dados da imagem Em atividade do AFS de conhecer outra família e divulgar o programa

Período:
Ano 1978

Local:
Estados Unidos / Salinas Califórnia

Imagem de:
Marcia Buckley / Márcia de Mello Mendonça

História:
Trajetória premiada

Crédito:
Davi John Lara

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
intercâmbio, bolsa de estudos, califórnia, afs intercutlura brasil, afs intercutlura brasil 60 anos

Em atividade do AFS de conhecer outra família e divulgar o programa

Excursão pela Califórnia

Dados da imagem Família hospedeira de Marcia Buckley em excursão pela Califórnia

Período:
Ano 8

Local:
Estados Unidos / Hearst Castle/ Califórnia

Imagem de:
Marcia Buckley / Márcia de Mello Mendonça

História:
Trajetória premiada

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
intercâmbio, família hospedeira, intercambista, bolsa de estudos, califórnia, afs intercutlura brasil, afs intercutlura brasil 60 anos

Família hospedeira de Marcia Buckley em excursão pela Califórnia

Período:
Ano 1977

Local:
Estados Unidos / Sonora Califórnia

Imagem de:
Marcia Buckley / Márcia de Mello Mendonça

História:
Trajetória premiada

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
intercâmbio, intercambista, califórnia, afs intercutlura brasil, afs intercutlura brasil 60 anos

A primeira vez de Marcia Buckley na neve!

Partida

Dados da imagem Partida do Brasil no aeroporto internacional, Marcia Buckley com sua mãe e irmã

Partida do Brasil no aeroporto internacional, Marcia Buckley com sua mãe e irmã

Pismo beach

Dados da imagem Marcia Buckley em excursão com a família hospedeira

Marcia Buckley em excursão com a família hospedeira

O retorno

Dados da imagem Marcia Buckley retorna a casa da família hospedeira para a comemoração de Bodas de Diamantes dos seus pais hospedeiros (60 anos de casados). Da direita para e esquerda: irmã hospedeira mais nova (Ann Rowland), mãe hospedeira (Marilyn Rowland), Marcia Buckley, pai hospedeiro (Charles Rowland), marido de Marcia (William/Bill Buckley), amigos dos Rowland e em primeiro plano Phyllis Rowland

Período:
Ano 3

Local:
Estados Unidos / Modesto Califórnia

Imagem de:
Marcia Buckley / Márcia de Mello Mendonça

História:
Trajetória premiada

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
intercâmbio, família hospedeira, califórnia, bodas de diamante, afs intercutlura brasil, afs intercutlura brasil 60 anos

Marcia Buckley retorna a casa da família hospedeira para a comemoração de Bodas de Diamantes dos seus pais hospedeiros (60 anos de casados). Da direita para e esquerda: irmã hospedeira mais nova (Ann Rowland), mãe hospedeira (Marilyn Rowland), Marcia Buckley, pai hospedeiro (Charles Rowland), marido de Marcia (William/Bill Buckley), amigos dos Rowland e em primeiro plano Phyllis Rowland

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Bom dia!

R – Bom dia.

P/1 – Gostaria de começar a nossa entrevista agradecendo pela presença da Sra. aqui. A gente começa a entrevista pedindo nome completo, data e local de nascimento.

R – Ok. Muito obrigada pelo convite. É um prazer estar aqui com vocês também, bom dia. Meu nome é Marcia Buckley, eu sou natural do Rio de Janeiro e nasci em 14 de novembro de 1959.

P/1 – E qual o nome dos seus pais?

R – Leda de Melo Mendonça e José Carlos Taranto de Mendonça.

P/1 – E qual a origem da sua família?

R – Olha, meus pais são do Rio de Janeiro. Meu pai na verdade é falecido, eles nasceram no Rio de Janeiro e a família deles também era aqui do Rio. Os meus bisavós maternos eram Polonês e Austríaco. Minha bisavó era Austríaca, meu bisavô do lado paterno era Italiano. Minha família tem várias origens, principalmente europeias, é uma filial da ONU [Organização das Nações Unidas], vamos dizer assim, tem muitas nacionalidades misturadas (risos).

P/1 – Você se lembra de sua infância? Como que era a sua casa, o lugar onde a Sra. morava...

R – Eu nasci no Rio mas cresci em Volta Redonda, que meu pai trabalhava na Companhia Siderúrgica, lá. Volta Redonda é uma cidade interessante, pelo menos na época. Era bem interessante porque ela foi uma cidade planejada, foi uma cidade construída em função da usina, que por sua vez, foi construída pela US Steel, pra produzir aço para construção de navios da Segunda Guerra. A cidade era bem americanizada, as ruas eram com números, muito organizada, agora já está um pouco mais descaracterizada, mas na época era uma cidade bem americanizada e tinha um afluxo muito grande de americanos. E esse foi um dos motivos também que me fez, ainda quando pequena, ter interesse em conhecer os Estados Unidos, viajar e tudo mais.

P/1 – E quais eram as brincadeira preferidas?

R – Quando pequena eu andava muito de bicicleta. Eu era uma menina que gostava de brincar muito com...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Intercambista, voluntária e mãe - hospedeira e de intercambista
Vídeo Texto
De Canoinhas a Costa Rica
Vídeo Texto

Paula Volkmann Godoi Rosa

De Canoinhas a Costa Rica
Não é só trabalho, cultura enraizada
Vídeo Texto
Mãe e voluntária, voluntária e mãe
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.