Ana Beatriz conta como é a origem miscigenada de sua família e como foi sua infância com mais três irmãs no interior do Estado de São Paulo. Movida por desafios, Ana Beatriz foi atrás da possibilidade de ser uma estudante de intercambio pelo AFS e conseguiu! Ana Beatriz conta como foi sua experiência de intercâmbio, os processos de adaptação e de readaptação. Ao voltar, mesmo com a correria de finalizar o Ensino Médio e ingressar em uma universidade pública, começou suas atividades como voluntária do AFS; trabalho que foi interrompido no momento em que Ana teve que estabilizar tanto sua vida profissional com familiar. Ana Beatriz narra também como foi retomar as atividades como voluntária quando do momento de intercâmbio de sua filha que foi estudante intercambista no Canadá. Nesse depoimento, Ana conta como são as atividades de voluntariado e os desafios de se trabalhar no Centro-Oeste brasileiro.

Em 1989, fiz intercâmbio para os Estados Unidos, eu fui morar numa vila de cinco mil habitantes no interior do estado de Nova Iorque. Quando falaram:”Ah, você vai para o Estado de Nova Iorque”, as pessoas já imaginaram: “Ela vai morar na Big Apple”. Não, eu fui morar prat...Continuar leitura

imagens (8)

Natal com host family

data (ou período): Ano 24 Imagem de:

Convenção Nacional AFS

data (ou período): Ano 5 Imagem de:

Filhos

data (ou período): Ano 6 Imagem de:

Última visita dos avós brasileiros

data (ou período): Ano 1 Imagem de:

Seleção regional da bolsa de estudos Global Citizens

data (ou período): Ano 15 Imagem de:

Niagara Falls

data (ou período): Ano 1989 Imagem de:

Soccer team

data (ou período): Ano 1989 Imagem de:

Embarque da filha

data (ou período): Ano 29 Imagem de:

Natal com host family

Noite de Natal com a família hospedeira. Da esquerda para a direita: Ken e Linda Coleman (pais hospedeiros), Ana Beatriz, Karie e Caly Coleman (irmãos hospedeiros).

período: Ano 24

Convenção Nacional AFS

Convenção Nacional do AFS Intercultura Brasil em Brasília Região COE, De cima para baixo: Flávio (Jataí GO), Wagley (Goiânia GO), Lucas (Rio Verde GO), Clara Cunha (Brasília DF), Julia Herzenhut (Brasília DF), Sofia Freitas (Brasília DF), Josiane Pereira (Uruaçu), Regina Couto (Goiânia GO) e Ana Beatriz Santos

período: Ano 5

Filhos

Filha Maria Clara e filho intercambista AFSer da Itália Francesco. Foto tirada durante uma visita à Francesco na Itália

período: Ano 6

Última visita dos avós brasileiros

Da esquerda para direita: Maike Theresa Kohnle (filha intercambista AFSer Alemanha YPNH13), seus pais e filha Maria Clara. Foto tirada na despedida no aeroporto de Brasília

período: Ano 1

Seleção regional da bolsa de estudos Global Citizens

Seleção Regional da bolsa Global Citizens e treinamento de voluntários regional. Nesta foto estão três bolsistas da região COE. A seleção regional de bolsistas presencial e criteriosa foi um projeto que defendeu e implantou na COE antes que se tornasse uma diretriz nacional

período: Ano 15

Niagara Falls

Ana Beatriz em excursão do AFS com grupo de Intercambistas do programa YP89-90 da área de Syracuse (NY Central). Em Pé: Turquia-Aybars, meniana da Bélgica, Kelli, Nova Zelândia, Helene, França, Mia, Indonésia, Ola, Suécia. Agachados: menino-Alemanha, Joty, Peru, Javier, Costa Rica, menina, Suécia, Ivana, Iugoslávia, Ana Beatriz, Brasil, Sentada: Jenny, Venezuela

período: Ano 1989

Soccer team

Ana Beatriz com time de futebol feminino da Cazenovia High School. O treinador, John Tarrant, marido de sua conselheira do AFS, Sandy, colocou 3 estudantes do AFS no time (Ana Beatriz, Jenny e Kelli). O time tinha muito destaque no campeonato estadual de escolas, chegando as finais. A foto mostra a página no programa do torneio. Ana Beatriz fazia a estatística do time. Em 1989 poucas meninas jogavam futebol no Brasil, mas Ana Beatriz sabia o que era escanteio, impedimento e falta pois assistia futebol na TV com meu pai. Nos EUA, pelo contrário, o esporte já era tipicamente feminino.

período: Ano 1989

Embarque da filha

Embarque da filha de Ana Beatriz, Maria Clara Motta, para o Canadá pelo programa do AFS YPNH12. Na foto: Julia Godoy, sobrinha, Marcio Motta, pai de Maria Clara, ex-marido de Ana Beatriz e por um tempo voluntário do AFS, Ana Beatriz, Anilde Motta (tia do Marcio), Isadora Cardoso, sobrinha, Maria Clara Motta, Maria Nazaré dos Santos (mãe de Ana Beatriz) e Dorival Faustino dos Santos (pai de Ana Beatriz).

período: Ano 29
tipo: Fotografia

P/1 – Boa tarde! R – Boa tarde. P/1 – Eu gostaria de começar agradecendo sua presença aqui no AFS e a sua contribuição ao Projeto Memória e vou começar nossa entrevista com a sua apresentação, perguntando nome completo, data e local de nascimento. R – Meu nome é Ana Beatriz dos S...Continuar leitura

Título: Mãe e voluntária, voluntária e mãe

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Ana Beatriz dos Santos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.