Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Intercambista, voluntária e mãe - hospedeira e de intercambista

Esta história contém:

Intercambista, voluntária e mãe - hospedeira e de intercambista

Vídeo

Tenho três irmãos, dois irmãos homens e uma irmã caçula. Eu fui filha caçula e filha única durante sete anos, porque a minha irmã é temporona. E eu tive uma infância muito boa, infância de interior muito boa, a gente brincava muito e a gente sempre foi uma família muito de atleta, família que gostava de esportes. Então, todo mundo era da equipe de natação do clube. Sempre quando eu falo “todo mundo” são os três primeiros, minha irmã era temporona, ela nunca participou muito e, depois, a gente jogava basquete, então a gente esteve sempre muito envolvida com o esporte na infância. E nessa minha infância, meus pais resolveram hospedar um estudante estrangeiro em casa que era uma coisa assim, meio fora, na década de [19]70. A família foi se abrindo para o mundo acho que a partir daí.

Eu tinha uns dez anos, por aí, eu era bem criança. Ele veio para ficar um ano em casa, que seria companheiro do meu irmão mais velho mas, mesmo assim, ele era um pouco mais velho ainda que o meu irmão. E foi uma experiência incrível, deu muito certo, ele comenta até hoje que ele é parte da família e foi num ano muito interessante que foi no ano de [19]70, que o Brasil foi tricampeão mundial de futebol. Ele tinha ascendência italiana, então, a gente fazia aposta, ele não sabia se ele torcia para o Brasil ou… Ele torcia para o Brasil, mas a família dele torcia para a Itália e foi muito interessante conviver assim. Eu não convivi muito, ele era muito mais velho, era um rapaz, eu era uma menina, uma criança ainda, mas depois, a gente continuou esse contato, ele voltou para cá muitas vezes, eu já visitei, meu irmão já visitou, até a vó dele já teve aqui. Então, foi uma relação que começou e não acabou ainda.

Eu me lembro que depois de muitos anos, o Davis que morou em casa em 70 contava que ele chegou aqui e a primeira refeição foi arroz com feijão. No dia seguinte, arroz com feijão. Ele falou: “Deve ter feito...

Continuar leitura
Fechar

ASF Weekend

Dados da imagem Grupo de intercambistas em viagem

Período:
Ano 1976

Local:
Estados Unidos / Farmer City, Illinois, Eua

Imagem de:
Maria do Rosário Gomes Lima da Silva

História:
Intercambista, voluntária e mãe - hospedeira e de intercambista

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
intercâmbio, estados unidos da américa, afs, intercambista, afs intercutlura brasil

Grupo de intercambistas em viagem

Comemorações

Dados da imagem Comemoração dos 40 anos de AFS no Brasil e de 32 do Comtiê de Assis

Período:
Ano 1996

Local:
Brasil / Assis

Imagem de:
Maria do Rosário Gomes Lima da Silva

História:
Intercambista, voluntária e mãe - hospedeira e de intercambista

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
intercâmbio, afs, comitê assis, afs inter, afs intercutlura brasil

Comemoração dos 40 anos de AFS no Brasil e de 32 do Comtiê de Assis

Mãe hospedeira

Dados da imagem Rosário e Rie Nakamura, mãe hospedeira e filha intercambista

Rosário e Rie Nakamura, mãe hospedeira e filha intercambista

Três gerações

Dados da imagem Todos intercambistas, de épocas diferentes: Rosário (76), David (70) e Bruno (01)

Período:
Ano 2003

Local:
Estados Unidos / Chicago

Imagem de:
Maria do Rosário Gomes Lima da Silva

História:
Intercambista, voluntária e mãe - hospedeira e de intercambista

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
viagem, intercâmbio, afs, intercambista, afs intercutlura brasil

Todos intercambistas, de épocas diferentes: Rosário (76), David (70) e Bruno (01)

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Primeiro, eu gostaria de agradecer a sua presença aqui, de ter aceitado o convite de vir para essa entrevista e, para começar, eu queria que você falasse pra gente o seu nome completo, o local e a data de nascimento.

R – Maria do Rosário Gomes Lima da Silva, nasci em Assis, Estado de São Paulo, em oito de janeiro de 59.

P/1 – Fala pra gente o nome dos seus pais.

R – Sou filha de Ofélia Gomes Lima e Onofre Meira Lima.

P/1 – E fala um pouquinho da ascendência da sua família, o que você sabe da origem dela? Da sua avó…?

R – Do meu pai, da família do meu pai, eu não sei muita coisa. Meu pai ficou órfão muito novo, com dez anos de idade, menos, ele já era órfão de pai e mãe. Então, a gente acabou não tendo muito contato. Da minha mãe, o pai dela veio da Espanha e veio pra cá, conheceu minha avó, casou com ela e ficou morando aqui, eram de São João da Boa Vista, foram para Assis e a gente nasceu em Assis, foi criado em Assis, eu saí e acabei voltando para lá.

P/1 – E qual é a atividade dos seus pais? O que eles faziam?

R – Minha mãe foi professora, depois se aposentou como diretora de escola estadual e o meu pai era cartorário, ele tinha Cartório de Notas.

P/1 – E você tem irmãos?

R – Tenho três irmãos, dois irmãos homens, um deles mora aqui em São Paulo, trabalha com tecnologia, meu irmão mais velho é advogado, professor de Educação Física aposentado e uma irmã caçula, que agora fez 50 anos.

P/1 – E aí, você tá em que lugar nessa escadinha? É a terceira?

R – Eu sou a terceira.

P/1 – Conta pra gente então, um pouquinho da sua infância, o que você se lembra da sua casa, como é que era ser a terceira, então ter dois irmãos mais velhos e depois uma…

R – É, pois é, e aí, eu fui filha caçula e filha única durante sete anos, porque a minha irmã é temporona. E eu tive uma infância muito boa, infância de interior muito boa, a...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A antropóloga interculturalista
Vídeo Texto

Lucy Paixão Pinhares

A antropóloga interculturalista
100% envolvida
Vídeo Texto

Cláudia Andrade Crispi

100% envolvida
Não é só trabalho, cultura enraizada
Vídeo Texto
Experiência de intercâmbio na Alemanha
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.