Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: , 13 de janeiro de 2016

Experiência de intercâmbio na Alemanha

Esta história contém:

Experiência de intercâmbio na Alemanha

Vídeo

Meu nome é Nina Franco Lins. Eu nasci em Nova York, no dia três de outubro de 1994. Minha mãe chama Vera Franco e meu pai Ricardo Brandão Estellita Lins. Meus pais são brasileiros, mas eles se conheceram em Nova York e eles moravam lá na época em que eu nasci. Minha mãe é jornalista e meu pai é designer gráfico. [Se conheceram] através amigos brasileiros, acho que foi numa exposição de artistas latinoamericanos, eles tinham amigos em comum e se conheceram lá.

[Quando eu tinha dez meses] a gente veio pra São Paulo, eu acho que a gente passou um ano aqui, aí meus pais se separaram e eu fui morar no Rio com a minha mãe por um ano também, mais ou menos. E depois a gente voltou pra São Paulo. Eu moro até hoje com a minha mãe nessa mesma casa, um apartamento ali na Avenida Angélica, e eu ia sempre pra casa do meu pai, que mora na mesma casa até hoje também. Ele trabalha em casa, tem um estúdio no andar de baixo e mora no andar de cima. E, sei lá, eu sempre ia lá uma vez por semana, aquela divisão de pais separados, um final de semana sim, outro não.

Eu brincava de boneca bastante. Acho que em casa eram mais essas coisas de filha única (risos), porque eu não tinha como brincar de esconde-esconde, essas brincadeiras com mais gente. Mas na escola sim, na escola esconde-esconde, pular corda. Eu fazia ginástica olímpica, então eu queria ser ginasta. Eu fiz por sete anos e eeu quis por um bom tempo ser ginasta.

Eu estudei numa escola muito pequena, até a oitava série eu estudei basicamente com as mesmas pessoas, eu lembro mais disso. Era acolhedor. Eu tinha duas super amigas e minha mãe também era um pouco amiga das mães delas. E não sei, eu vivia na casa delas, elas viviam em casa. A Alice que é uma super amiga, eu passava muito tempo na casa dela. Ela tem mais quatro irmãos, acabava convivendo com os irmãos dela, que também eram da escola.

A Alice ia fazer intercâmbio também e ela ia pra Alemanha. E ela falou desse programa do...

Continuar leitura
Fechar

Presente

Dados da imagem Capa do caderno de fotos dado pelos pais hospedeiros - Ellen Voges e Tobias Kaufmann - depois de um ano de intercâmbio.

Período:
Ano 2011

Imagem de:
Nina Franco Lins

História:
Experiência de intercâmbio na Alemanha

Tipo:
Documento

Palavras-chave:
intercâmbio, afs, família hospedeira, afs intercutlura brasil

Capa do caderno de fotos dado pelos pais hospedeiros - Ellen Voges e Tobias Kaufmann - depois de um ano de intercâmbio.

Período:
Ano 2015

Imagem de:
Nina Franco Lins

História:
Experiência de intercâmbio na Alemanha

Tipo:
Documento

Palavras-chave:
cartão postal, natal, família hospedeira

Cartão postal de Natal enviado pela família hospedeira

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Nina, boa tarde.

R – Oi.

P/1 – Primeiro eu gostaria de agradecer de você ter aceitado o convite para esta entrevista. E pra gente começar eu queria que você falasse pra gente o seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R – Meu nome é Nina Franco Lins. Eu nasci em Nova York, no dia três de outubro de 1994.

P/1 – Nina, fala pra gente também o nome dos seus pais.

R – Minha mãe chama Vera Franco e meu pai Ricardo Brandão Estellita Lins.

P/1 – E fala pra gente da origem do seu nome. O que você sabe dele?

R – Então, meus pais são brasileiros, mas eles se conheceram em Nova York e eles moravam lá na época em que eu nasci. Eles queriam um nome simples, que ninguém se confundisse muito, que desse pra falar tanto em inglês quanto em português e aí tiveram em Nina.

P/1 – E fala pra gente a atividade deles.

R – Minha mãe é jornalista, nessa época ela trabalhava em imprensa, mas agora ela faz mais assessoria e meu pai é designer gráfico.

P/1 – E você sabe como eles se encontraram em Nova York, o que eles foram fazer lá de primeira?

R – Ah, os dois foram trabalhar. Minha mãe foi como correspondente, eu não lembro agora se foi do JB, eu acho que foi do JB. E meu pai já estava morando fora há algum tempo e aí ele acabou indo pra lá, também pra trabalhar.

P/1 – E você sabe como eles se conheceram?

R – Foi através de amigos brasileiros, acho que foi numa exposição de artistas latinoamericanos, eles tinham amigos em comum e se conheceram lá.

P/1 – E seus avós? Conta pra gente sobre eles.

R – Meus avós? Eu conheci muito pouco o meu avô materno, ele faleceu quando eu era pequena e minha avó materna eu não conheci. Mas eu tenho mais contato com meus avós paternos, eu sempre ia passar férias lá, eles moram no Rio. Eu tinha uma relação muito boa com eles, era uma relação mais de férias, passava dois meses no Rio, ficava com eles. E minha avó, sou muito próxima dela. Quando...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Intercambista, voluntária e mãe - hospedeira e de intercambista
Vídeo Texto
De Canoinhas a Costa Rica
Vídeo Texto

Paula Volkmann Godoi Rosa

De Canoinhas a Costa Rica
Não é só trabalho, cultura enraizada
Vídeo Texto
Mãe e voluntária, voluntária e mãe
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.