A infância no Jardim Ipê, em São Paulo. A percepção de diferenças sociais na escola. A primeira gravidez, durante a faculdade de Administração. A busca pela espiritualidade. A iniciação no Candomblé. O trabalho na TecBan. Os impactos da pandemia de covid-19 na vida pessoal e profissional.

imagens (9)

Casal

data (ou período): Ano 2001 Imagem de:

Aniversário do primeiro filho

Imagem de:

Filhos

data (ou período): Ano 2017 Imagem de:

Iniciação no Candomblé

data (ou período): Ano 2019 Imagem de:

Formatura do filho

data (ou período): Ano 2021 Imagem de:

Mulheres reunidas

data (ou período): Ano 2022 Imagem de:

Força feminina

data (ou período): Ano 2019 Imagem de:

Rosa na porta de casa

data (ou período): Ano 1996 Imagem de:

Autorretrato

Imagem de:

Casal

Descrição: Denise e Omar, seu esposo. Eles se conheceram no trabalho quando ela era estagiária e ele, funcionário público.

período: Ano 2001

Aniversário do primeiro filho

Denise e Pedro, seu primeiro filho, em sua festa de aniversário de 4 anos.

Filhos

Pedro, seu filho mais velho, com 13 anos, segurando Davi, seu filho recém nascido, no colo. Uma prima, que é fotógrafa, tirou fotos dos dois juntos.

período: Ano 2017

Iniciação no Candomblé

Denise durante saída pública de iniciação, em transe. Ela estava vestida de Oxum e ficou durante 21 dias recolhida.

período: Ano 2019

Formatura do filho

Denise e sua família durante a formatura de Pedro do ensino médio. Da esquerda para a direita: Pedro (filho mais velho), Denise, Davi (filho mais novo) e Omar (esposo).

período: Ano 2021

Mulheres reunidas

Denise durante o aniversário de Marina, sua sobrinha e filha de Daniela. Da esquerda para a direita: Daniela, Lívia e Denise.

período: Ano 2022

Força feminina

Descrição: A força feminina. O Candomblé é muito matriarcal. Elas estavam no aniversário de 81 da avó de Denise. Todas deram uma boneca para a avó, porque ela nunca teve bonecas na infância. Da direita para a esquerda: Aloísia (avó, falecida), Fátima (abraçada com a avó, foi criada pela avó), Melissa (filha da Fátima), Ednalva (com a faixa na cabeça), Beatriz (filha da Ednalva), Licia (mãe de Denise), Leide (tia materna), Denise (de cabelo preto) e Daniela com Marina no colo.

período: Ano 2019

Rosa na porta de casa

Rosa, bisavó de Denise, na porta de sua casa. Ela morreu aos 105 anos e foi escravizada. Nasceu na Bahia e nunca saiu de lá.

período: Ano 1996

Autorretrato

Autorretrato de Denise.

Palavras-chave:

TecBan - Histórias Diversas Entrevista de Denise Almeida da Silva Entrevistada por Genivaldo Cavalcanti Filho São Paulo, 4 de julho de 2022 Realização: Museu da Pessoa Entrevista nº PCSH_HV1245 Revisada por Genivaldo Cavalcanti Filho (0:19) P/1 - Boa tarde, Denise! Tudo bom? R - Boa tarde, G...Continuar leitura

Título: O chamado da espiritualidade

Data: 04/07/2022

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Denise Almeida da Silva Entrevistador: Genivaldo Alves Cavalcanti Filho Autor: Museu da Pessoa Patrocionador: TecBan