Historiador, filósofo e teólogo de formação, Padre Tula foi paróco de várias igrejas de comunidades do município de Caucaia durante mais de 30 anos. Filho de pai militar, poeta e cordelista e mãe professora de piano, a infância foi permeada pela cantoria e pela poesia recitada nos saraus em casa. Desde cedo surgiu sua vocação sacerdotal, e ao mesmo tempo, a sensibilidade artística. É poeta, músico e cantor, com livros publicados e CDs gravados. Militante da Teologia da Libertação, combinava a crítica social ao pregar o evangelho. Por conta disso foi ameaçado de morte, escapou de uma emboscada. Recentemente curou-se de uma câncer. Está para publicar a história de Caucaia, por meio da história da linha férrea que passa ao lado da casa onde nasceu e vive até hoje.

Meu nome é Francisco Antônio Cavalcante de Menezes, mais conhecido como Padre Tula. Tenho esse apelido “Tula” desde pequeno, por causa de uma cachorrinha da família chamada “Tulipa” que estava sempre perto de mim. Eu nasci na cidade de Caucaia (CE), no dia 8 de novembro de...Continuar leitura

P/1 – Padre Tula, boa tarde. R – Boa tarde. P/1 – Antes de a gente começar, eu gostaria que o senhor dissesse o nome completo do senhor. R – Tudo bem. Francisco Antônio Cavalcante de Menezes. P/1 –Padre Tula, vamos retomar então, o local que o senhor nasceu? R – Eu nasci aqui ne...Continuar leitura

Título: O narrador de Caucaia

Local de produção: Brasil / Caucaia