Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Celso Von Randow
Por: Museu da Pessoa, 26 de fevereiro de 2019

Microações e a atmosfera

Esta história contém:

Microações e a atmosfera

Vídeo

Meu nome é Celso Von Randow. Nasci em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 21 de fevereiro de 1976. Eu vivi até os quatro anos de idade em Belo Horizonte, as minhas memórias são muito vagas. A minha família, os meus pais vieram para São Paulo, então, eu cresci em São Paulo, São Caetano do Sul. Mas os meus tios, tias e os meus avós continuaram morando em Belo Horizonte e região, então a gente voltava, viajava muito para lá.

Da minha infância mesmo, eu não lembro de nada, só aquelas imagens confusas de quando você é bebê, de mexer na grama do jardim, de comer formiguinha do jardim. E depois, as lembranças de viagens para visitar a família, só de final de ano, visita aos parentes. Eu gosto de Belo Horizonte, eu gosto do povo mineiro também, em geral.

Acho que fui o primeiro da família a mudar para área de Ciências. Não tive nenhuma influência de algum familiar. Eu sempre gostei de estudar, gostava de aprender coisas novas, então acho que, desde criancinha, eu tenho essa coisa de querer ser cientista. Quando naquela época de decisão do que fazer, já do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, eu já fui fazer o curso técnico, mas não na área de Ciências. Eu sou o caçula de seis irmãos, eu sou o sexto filho, cada um foi para um lado, tem engenheiro, tem administrador, e o meu pai era engenheiro. Eu lembro que na hora de tomar a decisão, eu tinha várias… Na hora de tomar a decisão - uma das opções que eu tinha em mente era não fazer Engenharia (risos) - porque não queria que o meu pai interferisse, quisesse dar muito palpite. Aquela coisa de adolescente, né? Mas independente disso, eu queria uma coisa cientista, mesmo. Na verdade, eu tinha uma imagem de trabalhar com jaleco, trabalhar com Química, alguma coisa assim, sabe aquela coisa de Ciência, mesmo? Aquela imagem de cientista meio infantil. Agora não tem nada a ver com isso, mas idealizava isso. Então, não tive influência direta na escolha...

Continuar leitura
Fechar

ATTO – Amazon Tall Torre Observatory

Dados da imagem Auto-retrato tirado após escalada de 325 m na torre ATTO, localizada na Reserva do Uatumã, AM.

Período:
Ano 2018

Local:
Brasil / Amazonas / São Sebastião Do Uatumã

Imagem de:
Celso Von Randow

História:
Microações e a atmosfera

Crédito:
Celso Von Randow

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
trabalho de campo, amazônia, pesquisa, meteorologia, coleta de dados

Auto-retrato tirado após escalada de 325 m na torre ATTO, localizada na Reserva do Uatumã, AM.

Torre Rebio Jaru

Dados da imagem Celso exausto após instalação de equipamentos micrometeorológicos, na torre do programa LBA na Reserva Biológica do Jaru, em Ji-Paraná, RO. Fevereiro de 1999

Período:
Ano 1999

Local:
Brasil / Roraima / Rebio Jaru, Ji-paraná

Imagem de:
Celso Von Randow

História:
Microações e a atmosfera

Crédito:
Maarten Waterloo

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
trabalho de campo, amazônia, meteorologia, coleta de dados, equipamentos micrometeorológicos

Celso exausto após instalação de equipamentos micrometeorológicos, na torre do programa LBA na Reserva Biológica do Jaru, em Ji-Paraná, RO. Fevereiro de 1999

Torre ZF3

Dados da imagem Após subir na torre de medidas de fluxo em floresta secundária, conhecida por ‘torre ZF-3’, programa LBA.

Período:
Ano 2012

Local:
Brasil / Amazonas / Fazenda Esteio, Zf-3, Rio Preto Da Eva

Imagem de:
Celso Von Randow

História:
Microações e a atmosfera

Crédito:
Rita von Randow

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
trabalho de campo, amazônia, meteorologia, coleta de dados, torre de coleta de dados, programa lba

Após subir na torre de medidas de fluxo em floresta secundária, conhecida por ‘torre ZF-3’, programa LBA.

Manuela

Dados da imagem Manuela era uma cadela que vivia na estação experimental do projeto LBA, na Reserva Biológica do Cuieiras, Manaus. Ela sempre nos acompanhava quando íamos pela trilha de 1,5 km do acampamento até a torre de pesquisas (conhecida por torre K34)

Período:
Ano 2006

Local:
Brasil / Amazonas / Estaçao Lba, Reserva Cuieiras, Zf-2, Manaus

Imagem de:
Celso Von Randow

História:
Microações e a atmosfera

Crédito:
Celso von Randow

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
trabalho de campo, amazônia, animal de estimação, meteorologia, coleta de dados, torre de coleta de dados, reserva cuieiras

Manuela era uma cadela que vivia na estação experimental do projeto LBA, na Reserva Biológica do Cuieiras, Manaus. Ela sempre nos acompanhava quando íamos pela trilha de 1,5 km do acampamento até a torre de pesquisas (conhecida por torre K34)

Vista da Torre K34

Dados da imagem Vista do alto da torre de medidas de fluxo K34, programa LBA.

Período:
Ano 2006

Local:
Brasil / Amazonas / Torre K34, Estação Lba, Zf2, Manaus

Imagem de:
Celso Von Randow

História:
Microações e a atmosfera

Crédito:
Celso von Randow

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
trabalho de campo, amazônia, floresta amazônica, meteorologia, coleta de dados, torre de coleta de dados, programa lba

Vista do alto da torre de medidas de fluxo K34, programa LBA.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Conhecendo o país através do trabalho
Vídeo Texto

Edvaldo Sebastião de Souza

Conhecendo o país através do trabalho
Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
''Existe um pré-RIO e um pós-RIO''
Vídeo Texto

Luiz Alberto Figueiredo Machado

''Existe um pré-RIO e um pós-RIO''
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.