sobre a coleção

criada em: 05/04/2019

A coleção Entre a terra e o céu: histórias de uma delicada relação traz narrativas que fazem refletir sobre os diferentes tratos do dia a dia, do racismo velado, do peso das escolhas, das militâncias, do trabalho árduo, das ações realizadas em micro contextos e suas reverberações, das implicações humanas e ambientais entre a terra e o céu. Traz as histórias de Yuri Almeida, sociólogo, agricultor familiar e criador do projeto Pupa, iniciativa anarquista que envolveu permacultura e trabalho social; Celso Von Randow, meteorologista, professor e pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), que estuda as ações humanas nas diferentes paisagens e suas implicações na atmosfera; José Divino de Souza, participante do projeto SACI (Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares), aposentado pelo INPE depois de 48 anos de trabalho; Altamir Bastos, agricultor familiar, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que acompanhou o crescimento do MST, principalmente com o arroz orgânico, e Alberto Setzer, professor e pesquisador do INPE na área de gestão do fogo e incêndios, que narra sobre a história das investigações do tema, o perigo das queimadas e o descaso político.
A coleção Entre a terra e o céu: histórias de uma delicada relação é resultado da formação sobre a Tecnologia Social da Memória, trabalho realizado pelo Museu da Pessoa em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Os encontros ocorreram no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), entre os dias 19 e 28 de fevereiro de 2019, e contou com a participação de pesquisadores, bolsistas e funcionários do CEMADEN e INPE.

coleções que você pode se interessar

Por nossas águas...

Suburbia