Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 26 de fevereiro de 2019

Metamorfose: do Pupa à agricultura familiar

Esta história contém:

Metamorfose: do Pupa à agricultura familiar

Vídeo

Meu nome é Yuri Almeida. Eu tenho 32 anos e sou nascido aqui no Bairro dos Freitas, na zona rural ou periférica de São José do Campos, São Paulo.

A minha família veio viver aqui quando eu tinha um mês, então assim, o meu nascimento foi o momento em que eles resolveram vir para cá, morar para cá. Vieram de um bairro próximo, Bairro de Santana, aqui na cidade, que era um bairro urbano. Eles queriam ter uma vida mais na roça, porque os meus pais vieram da roça, então queriam ficar um pouco mais no campo. E na época, aqui era uma zona rural, como a gente chama.

Meus pais se conheceram aqui em São José, eles têm uma diferença de idade, mas são casados há 42 anos. Se conheceram aqui na região. O que é interessante, porque São José cresceu muito rápido, a cidade era muito pequena, são poucas as pessoas que nasceram realmente aqui. E os dois são daqui. Os dois da zona norte, da zona rural de São José. Pelo que sei, eles moravam no mesmo bairro e o meu pai já era divorciado, é o segundo casamento dele, daí o meu pai tem sete filhos e com a minha mãe, ele tem três. Até onde eu sei, a minha mãe era amiga da irmã mais nova do meu pai. E eles foram se conhecendo, ele estava divorciado e eles se conheceram aqui no Alto da Ponte, aqui, ali perto do Paraíba ali, e se casaram. Depois e tiveram três filhos e eu sou o filho do meio dos dois.

O meu pai cresceu na roça. Ele é daquelas pessoas que andavam não sei quantos quilômetros para estudar, sabe? Do Jaguari até o centro de São José todos os dias, indo e voltando a pé para estudar... e é superlonge. Acho que ele sempre gostou dessa vida, sempre trabalhou na roça desde cedo, é uma pessoa que trabalhou desde os sete, oito anos de idade. E acho que a minha mãe gostava também porque ela já era do Alto da Ponte, que era uma zona urbana, mas com uma vida muito rural, ainda mais na década de 60, final da década de 50, 60. Então, eu acho que eles já tinham um carinho por essa...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.