Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 29 de março de 2021

Disputa voto a voto

Esta história contém:

Disputa voto a voto

Vídeo

A primeira [escola formal] foi em Sobradinho. Eu e meu irmão mais velho dos homens, o Cirilo, fomos estudar em uma escolinha do governo em Sobradinho, e começamos na segunda série do primário, nós não fizemos a primeira. Eu tive uma professora chamada Miriam que marcou meus estudos. Ela era muito boa, muito cuidadosa com os alunos, muito delicada e isso nos marcava, principalmente a nós, que éramos muito humildes. Nossa família era muitíssimo humilde. Depois fomos devagarinho, construindo, e chegamos a ter duas casas em Sobradinho, construídas com muito esforço, com salariozinho da minha mãe, e a gente também ajudava: eu era engraxate, meu irmão era engraxate. Além de engraxar sapatos nós também trabalhamos vendendo laranja, depois meu irmão comprou um tabuleiro de quebra-queixo e nós passamos também a vender quebra-queixo. Nessa luta nós fomos ajudando minha mãe e meu pai e eles foram construindo, de forma que nós fizemos duas casinhas modestas. Quando eu cheguei na quinta série primária, apareceu em Sobradinho um concurso para aprendiz de marinheiro: em Sobradinho havia 37 concorrentes, só eu passei. Uma vez aprovado, fiz os exames de saúde e fui para Vila Velha, onde é a escola de aprendiz de marinheiro do Espírito Santo. Lá eu passei um ano e seis meses estudando, praticando muito esporte. Isso foi de 1964 a 1966. Em 1966 eu jurei bandeira e sai batido. Aí fui para o Rio de Janeiro e passei doze anos servindo a Marinha do Brasil. Fiz curso superior de Letras em português-inglês no Rio de Janeiro e quando terminei o curso tentei uma transferência para Brasília, porque meus pais ainda moravam aqui. Não consegui. Então dei baixa na Marinha em 1977, saí como terceiro sargento, mas desempregado. Aí fiz concurso para Fundação Educacional de Brasília, passei em segundo lugar. Comecei como professor e fiz um para mestrado em Linguística na Universidade de Brasília. Passei em primeiríssimo lugar, ganhei bolsa da CAPES,...

Continuar leitura
Fechar

Aniversário de um ano da neta

Dados da imagem José Libério, ao centro de camisa cinza, no aniversário de um ano da neta Mariana, filha de Vinícius. José Libério tem dois filhos, Vinícius e Maria Cecília, ambos médicos.

Imagem de:
José Libério Pimentel

História:
Disputa voto a voto

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
família, festa de aniversario, aniversário de 1 ano

José Libério, ao centro de camisa cinza, no aniversário de um ano da neta Mariana, filha de Vinícius. José Libério tem dois filhos, Vinícius e Maria Cecília, ambos médicos.

Ato público

Dados da imagem Ato público contra o aumento do preço da passagem de ônibus.

Período:
Ano 1984

Imagem de:
José Libério Pimentel

História:
Disputa voto a voto

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
ato público, passagem de ônibus

Ato público contra o aumento do preço da passagem de ônibus.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Privilégio por participar da Petrobras
Vídeo Texto

Maurício França Rubem

Privilégio por participar da Petrobras
Uma outra história sobre a Petrobrás
Vídeo Texto
Vale a pena sempre lutar
Vídeo Texto

Germino Borges dos Anjos

Vale a pena sempre lutar
Alçou voo para defender direitos para o trabalhador
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.