Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: , 14 de julho de 2003

Vale a pena sempre lutar

Esta história contém:

Vale a pena sempre lutar

Vídeo

Meu nome é Germino Borges dos Anjos. Nasci em Alagoinhas, no ano de 1952. 28 de maio. Alagoinhas fica na Bahia.

FAMÍLIA

Meu pai é Univalver Menezes dos Anjos, e minha mãe, Almerinda Borges dos Anjos.

Avós do lado do meu pai, é... Manoel Hermógenes dos Anjos e... minha avó, quando eu nasci já era falecida. É... não me lembro mais o nome dela! E do lado da minha mãe era Clara Rosa dos Santos e Joaquim Armando Borges.

Meu avô paterno era comerciante, minha avó paterna era doméstica. Meu avô materno, no caso, eu não sei! A minha avó materna também era doméstica... Ela fazia alguma coisa de comércio também.

Meu pai era ferroviário. Ferroviário e já está aposentado, e minha mãe também fazia atividades domésticas.

Tenho 11 irmãos.

BRINCADEIRA E TRABALHO

A infância... muita brincadeira, muita criança! A gente brincava muito e também a gente já trabalhava.

Com oito anos minha mãe fazia doce, e eu vendia doce na rua. Os irmãos, de mim para cima, os mais velhos tinham essa atividade. Eu sou o sexto filho.

BAHIA – PARANÁ - BAHIA

Nós morávamos em Alagoinhas. Os meus primeiros cinco irmãos nasceram no Paraná, eu nasci em Alagoinhas. Então de mim para os outros foi em Alagoinhas. A gente morava... A cidade de Alagoinhas era pequena na época, cresceu um pouquinho, e morava perto da estação onde meu pai trabalhava, na oficina, oficina da Leste. Então era assim, uma infância normal, sendo que tinha um pouco de dificuldade financeira, muitos filhos. Meu pai tinha muitos filhos... meus pais. E a gente lutava com alguma dificuldade.

Meus irmãos são do Paraná, meus pais são baianos, porém foram para o Paraná, se conheceram lá e casaram lá. E tiveram cinco filhos... os primeiros. Depois voltaram para Alagoinhas. Não gostaram muito do frio, voltaram para a Bahia e foram morar em Alagoinhas. Meu pai foi para o Paraná trabalhar. Foi trabalhar, chegou lá e trabalhou numa usina de açúcar e álcool. Ele tinha...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.