Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: , 17 de março de 2003

Uma outra história sobre a Petrobrás

Esta história contém:

Uma outra história sobre a Petrobrás

Vídeo

Meu nome é Antônio Carlos Spis. Nasci na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, em 3 de agosto de 1950.

FAMÍLIA

Meu pai é Antônio Spis, e minha mãe, Maria Micucci Spis, os dois já falecidos. O meu avô paterno é José Spis... Não estou lembrado agora, não. O meu avô tinha um sítio na cidade de Campinas, foi neste sítio que eu nasci, ele mexia com flores. A minha avó era, como se chamava, “do lar”. E os meus avós maternos eu não sei o que faziam. Os demais avós são italianos. O meu pai era motorista de caminhão da Brahma, Cervejaria Brahma, em Campinas, Schimutz S.A., e a minha mãe era também “do lar”. Como se dizia, “do lar”, na época.

MIGRAÇÃO

O sobrenome Spis já é naturalizado brasileiro. Ele é de procedência austríaca. O meu avô fugiu do Hitler, passou pelo norte da Itália e veio para o Brasil. Naquela época havia uma estratégia brasileira de subjugar os imigrantes que vinham para cá, e ele foi abrigado a se naturalizar brasileiro, e modificaram um pouco o sobrenome. O sobrenome original é Spitz. Eu tenho dois tios mais velhos que têm esse sobrenome, mas o meu, o do meu pai, já virou Spis, e ficou esse o da família.

INFÂNCIA

A minha infância foi nesse sítio do meu avô, que cultivava flores. Em vista disso a família gosta muito de plantas, de flores, eu também gosto muito. E foi até os meus 9 anos nesse sítio, quando meu pai morreu de câncer na laringe. Aí houve um certo conflito, porque em sítio muitas pessoas moram juntas. Eram duas ou três famílias, e a minha mãe acabou saindo desse sítio e indo morar no porão da casa de um irmão dela no outro lado da cidade. Então foi uma infância meio tumultuada, porque eu tive que mudar de amigos de infância com 9 anos de idade. Então todos os finais de semana, em vez de eu ficar com meus amigos do local novo, eu voltava para o sítio para brincar com as crianças lá desse sítio. E foi indo assim até...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Privilégio por participar da Petrobras
Vídeo Texto

Maurício França Rubem

Privilégio por participar da Petrobras
Vale a pena sempre lutar
Vídeo Texto

Germino Borges dos Anjos

Vale a pena sempre lutar
Alçou voo para defender direitos para o trabalhador
Texto
Guiba, desde sempre
Texto

Heiguiberto Della Bella Navarro

Guiba, desde sempre
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.