Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: , 18 de outubro de 2006

Alçou voo para defender direitos para o trabalhador

Esta história contém:

P/1 – Eu queria que você começasse falando seu nome completo, local e data de nascimento.R/1 – É José Caetano Lavorato Alves. Eu nasci em Belo Horizonte, 1947, no dia primeiro de agosto.P/1 – Qual é o nome dos seus pais?R/1 – Meu pai é José Ribeiro Alves. É conhecido como Zezinho, sempre foi conhecido como Zezinho. A minha mãe é Francisca Lavorato Alves, conhecida como Fani desde pequena.R/1 – Tá. Esse nome Lavorato Alves, qual é que é a origem? Você sabe?R/1 – É... A família Lavorato é uma família que veio de Rossano na Itália em 1893, 1894, mais ou menos. E o meu avô era o Gaetani Lavorato, né? Ele veio bebê, veio com três meses pro Brasil. Depois, essa família teve mais, eles tiveram mais, o casal teve mais dez filhos no Brasil. Então, foram 11 filhos. O único que nasceu realmente na Itália foi o meu avô, né? Que aqui passou a ser chamado de Caetano, depois que desembarcaram do navio. Em vez de Gaetani, virou Caetano, como eles faziam à época. E ele viveu uma boa parte em São Paulo, depois foi pro Norte de Minas. E, em Minas Gerais, se casou lá com a minha avó que também era de uma família de italianos, a família Chiacchio, em Januária. Já a família do meu pai, que é Alves, é uma família de origem portuguesa. Eu não sei exatamente qual foi a história da vinda dos portugueses. São muito mais antigos no Brasil, né? E eles são aqui do Vale do Paraíba, de Cruzeiro. Meu pai nasceu em Cruzeiro. E a minha mãe nasceu em Januária.P/1 – E você cresceu em Belo Horizonte?R/1 – Eu nasci e cresci em Belo Horizonte, quer dizer, eu morei em Belo Horizonte até os 6 anos, 7 anos, depois nós fomos pra Lagoa Santa, que é uma cidade próxima de Belo Horizonte. Porque em Lagoa Santa tinha um parque de aeronáutica e o meu pai era mecânico de avião. Inicialmente, no aeroclube, ali em Carlos Prates, em Belo Horizonte. E ele conseguiu ir pra Força Aérea, né? Pro...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Memória DIEESE 50 anos

Realização: Instituto Museu da Pessoa

Entrevista de: José Caetano Lavorato Alves

Entrevistado por: Carolina Ruy e Marcelo Fonseca

Local: São Paulo

Data: 18 de Outubro de 2006

Código: DIEESE_TM010

Transcrito por: Anabela Almeida Costa e Santos

Revisado por: Carolina Ruy e Leonardo Dias de Paula

P/1 – Eu queria que você começasse falando seu nome completo, local e data de nascimento.

R/1 – É José Caetano Lavorato Alves. Eu nasci em Belo Horizonte, 1947, no dia primeiro de agosto.

P/1 – Qual é o nome dos seus pais?

R/1 – Meu pai é José Ribeiro Alves. É conhecido como Zezinho, sempre foi conhecido como Zezinho. A minha mãe é Francisca Lavorato Alves, conhecida como Fani desde pequena.

R/1 – Tá. Esse nome Lavorato Alves, qual é que é a origem? Você sabe?

R/1 – É... A família Lavorato é uma família que veio de Rossano na Itália em 1893, 1894, mais ou menos. E o meu avô era o Gaetani Lavorato, né? Ele veio bebê, veio com três meses pro Brasil. Depois, essa família teve mais, eles tiveram mais, o casal teve mais dez filhos no Brasil. Então, foram 11 filhos. O único que nasceu realmente na Itália foi o meu avô, né? Que aqui passou a ser chamado de Caetano, depois que desembarcaram do navio. Em vez de Gaetani, virou Caetano, como eles faziam à época. E ele viveu uma boa parte em São Paulo, depois foi pro Norte de Minas. E, em Minas Gerais, se casou lá com a minha avó que também era de uma família de italianos, a família Chiacchio, em Januária. Já a família do meu pai, que é Alves, é uma família de origem portuguesa. Eu não sei exatamente qual foi a história da vinda dos portugueses. São muito mais antigos no Brasil, né? E eles são aqui do Vale do Paraíba, de Cruzeiro. Meu pai nasceu em Cruzeiro. E a minha mãe nasceu em Januária.

P/1 – E você cresceu em Belo Horizonte?

R/1 – Eu nasci e cresci em Belo Horizonte, quer dizer, eu morei em Belo Horizonte até os 6...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Privilégio por participar da Petrobras
Vídeo Texto

Maurício França Rubem

Privilégio por participar da Petrobras
Uma outra história sobre a Petrobrás
Vídeo Texto
Vale a pena sempre lutar
Vídeo Texto

Germino Borges dos Anjos

Vale a pena sempre lutar
Guiba, desde sempre
Texto

Heiguiberto Della Bella Navarro

Guiba, desde sempre
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.