O céu tingido pelas cores da aurora boreal, o frio e a neve, as milhares de saunas e a alimentação baseada na batata marcaram a época em que Jussi vivia em seu país materno, a Finlândia. Em contraste com as memórias de criança, as dificuldades da guerra traziam a realidade para a lucidez infantil. O racionamento de alimentos e todas as dificuldades da família fizeram com que se mudassem para o Brasil. O deslumbre pela pasisagem carioca de céu azul e o bom humor de sempre tornaram sua caminhada mais fácil, bem como a inspiração nas grandes figuras que conheceu, como Victor Civita e Adhemar da Silva.

Museu Aberto Depoimento de Toimi Juhani Letho Entrevistado por José Santos e Irene Thal São Paulo, 08/04/2000 Realização Museu da Pessoa Código: MA_EA_HV133 Revisado por Ligia Furlan P/1 - Então, bom dia, Jussi. R - Bom dia. P/1 - Queria iniciar a nossa entrevista pedindo para você falar...Continuar leitura

Título: Da paleta de cores ao azul

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Toimi Juhani Letho