Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Vizinho Marcos
Por: Giselle Rabelo, 21 de novembro de 2024

Mathues Henrique

Esta história contém:

Mathues Henrique

A minha entrevista foi com o filho de nossos vizinhos, seu nome é Marcos, ele nasceu no hospital Vital Brasil, no bairro Novo horizonte, rua 74, bairro que morava, onde ainda residem seus pais, e, que é a mesma rua e bairro onde eu moro atualmente. Ele gostava de brincar de pega-pega, corrida de tampinha porque não tinha eletrônicos como celular e videogame. Marcos adorava praticar futsal, natação e judô.

Marcos era amigo do irmão do meu pai, Carlos Magno, antes dos meus avós irem morar no Pará.

Aos 19 anos se mudou para Estados Unidos, lá, ele sofreu bullying e racismo, mas um dia uma garota não fez isso com ele, ela se chamava Daniele que hoje é sua esposa, eles têm três filhas. Nos anos 2000 se mudou para Worcester, no estado de Massachussetts e está lá há 24 anos.

Eu escolhi entrevistar Marcos porque mesmo que ele tenha sofrido racismo e bullying, não se abateu, continuou a viver como ele queria. Ele disse que toda pessoa negra sofre racismo, preconceito e bullying, mas, só que no caso dele, o importante é como ele recebe essas atitudes, que muitas vezes não está na outra pessoa e sim, no próprio negro, porque ele nunca sentiu nos seus amigos, que eram em maioria brancos, que ele era menos ou pior do que eles, sempre sentiu no coração que eram todos iguais, então, para ele, a questão do racismo está muito ligada ao que a própria pessoa pensa a respeito dela mesma, porque se ele pensa que é igual a qualquer outra pessoa, independentemente da cor, raça ou classe social não vai se importar com o que as pessoas pensam sobre ela.

Ele disse que a melhor forma de encarar o preconceito ou racismo é sabermos os nossos próprios valores, quando sabemos que somos filhos de Deus, quando sabemos que temos a mesma capacidade que qualquer outra pessoa tem, independentemente de qualquer coisa, não ficamos nos importando com o que acham da gente. Mesmo que na época da juventude dele essas questões eram piores por...

Continuar leitura
Fechar

Marcos e família

Dados da imagem Marcos e família

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
Mathues Henrique

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.