Em uma bem humorada entrevista, Palmira de Souza Leal, a famosa "Tia Palmira" de Barra de Guaratiba, conta para nós toda a sua história de vida. Fala de como era Barra de Guaratiba antigamente, uma vizinhança muito pequena e baseada na pesca e de como ajudava sua mãe Palmyra a cozinhar para os militares que lá se instalaram durante a segunda guerra mundial. Desde então, Palmira seguiu na cozinha, tendo como primeiros clientes turistas franceses e surfistas que visitavam a região. Conta sobre acontecimentos divertidos e de como foi crescendo o público que buscava a hospitalidade e a sua incrível comida, chegando a receber inúmeras personalidades famosas e sendo hoje referência na culinária da zona oeste do Rio de Janeiro.

imagens (4)

Retrato

data (ou período): Ano 2003 Imagem de:

Petiscos

data (ou período): Ano 2003 Imagem de:

Tubarão

data (ou período): Ano 1931 Imagem de:

Foto com os Filhos

Imagem de:

Retrato

legenda: Retrato de Palmira de Souza Leal

período: Ano 2003
crédito: Cafi

Petiscos

legenda: Mesa com petiscos.

período: Ano 2003
crédito: Cafi

Tubarão

legenda: Pescadores de Barra de Guaratiba com tubarão de 1.200 Kg. O pai de Palmira, Álvaro Ribeiro de Souza, conhecido como Zinho, (11o. à esquerda) de chapelão e com a mão apoiada na barbatana.

período: Ano 1931

Foto com os Filhos

legenda: Palmira sentada com os filhos. Bira, Wilson, Ricardo (bebê), Shirley, Palmeri, Rita de Cássia. personagem: Da esq. p dir. Bira, Wilson, Ricardo (bebê), Shirley, Palmeri, Rita de Cássia. Palmira ao centro.

tipo: Fotografia

Projeto Memórias do Comércio do Rio de Janeiro Depoimento de Palmira de Souza Leal Entrevistado por Fernanda Monteiro e Paula Ribeiro Rio de Janeiro, 24/06/2003. Realização Museu da Pessoa Entrevista MCCRJ_HV020 Transcrito por Marcília Ursini Revisado por Gustavo Kazuo Yamashiro P/1 – Fernan...Continuar leitura

Título: Aqui ninguém cozinha igual a mim

Data: 24/06/2003

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Revisor: Gustavo Kazuo Yamashiro Personagem: Palmira de Souza Leal Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.