Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Anelise Maria Nogueira Dourado, 3 de dezembro de 2018

A vida de Seu Joaquim

Esta história contém:

A vida de Seu Joaquim

Seu Joaquim Alves da Silva nasceu em 17 de março de 1956, na cidade de Andradina (SP). Ele tem nove irmãos que moram em cidades diferentes. Quando ainda era criança seus pais foram trabalhar em Ouroeste, na roça, e ele foi junto. Em sua infância trabalhava na roça e gostava de nadar no “corguinho”, brincar de biroca, soltar pipa, jogar futebol, brincar de pega-pega e andar de bicicleta. Estudava numa escola do sítio, ao lado do “corguinho” e lá tinha bancos de madeira e sua mochila era feita de saco de arroz e sua roupa também era feita de saco remendado e o sapato não podia molhar senão desmontava. Ele ia de caminhão pra escola e às vezes chegava todo sujo de terra. Sua mãe deixava uma marmita embaixo da árvore pra quando ele chegasse, era pra comer e trabalhar na roça. Seu prato favorito era e é ainda macarrão, mas antigamente a comida era mais gostosa. Quando ele cresceu foi estudar em Guarani d’ Oeste e quando abriu o ginásio em Ouroeste, foi um dos primeiros alunos da escola e o Professor Sansara, que dá nome à escola, era o professor dele e era muito bravo. Em Guarani d’ Oeste, entre amigos, conheceu sua esposa, Catarina, e todo fim de semana ele ia pra lá de bicicleta pra namorar. Se casou com 22 anos, trabalhava como servente de pedreiro construindo as casas da CESP, seu patrão quis levar ele pra São Paulo, mas ele não aceitou e em 1979 foi morar em Porto Primavera. Ele aposentou e voltou para Ouroeste, porque toda sua família estava ali. A cidade tinha as ruas todas de terra, não tinha hospital e quando passava mal ia pra farmácia. Quando seu pai passou mal teve que levar pra farmácia e só depois levou para o hospital em Indiaporã e lá faleceu. Seu Joaquim teve quatro filhos, três meninos e uma menina, mas infelizmente a menina que foi sua segunda filha nasceu morta. Todos os seus filhos cresceram em Ouroeste. Tempos depois em julho de 2017 sua mulher faleceu,...

Continuar leitura
Palavras-chave: família
Fechar

A vida de Seu Joaquim

Dados da imagem A vida de Seu Joaquim

Período:
Ano 2018

Imagem de:
Joaquim Alves da Silva

História:
A vida de Seu Joaquim

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.