A simplicidade marca a narrativa da pernambucana Virgínia Joaquina, que nasceu num sítio, nos arredores de Timbaúba, em 1937. Quando criança, passou mais tempo na roça, ajudando o pai na plantação de coco e mandioca e na criação de animais, do que na escola. Apesar do trabalho pesado, se lembra com saudade da infância e das aguardadas festas de São João no quintal de casa, que incluíam fogueira e pamonha no jantar. Seu desejo, na época, era ser dona de casa e cuidar da própria família. E assim foi. Já casada, com cinco filhos, mudou-se para São Paulo, onde passou a ser merendeira. Enfrentou a morte repentina do marido e, como sempre, não deixou de lutar. Hoje, seu único sonho é manter a vida simples, fazendo seu crochê e seu artesanato para filhos, netos e bisnetos.

Nasci em 20 de março de 1937, Timbaúba, Pernambuco. O meu nome é Virgínia Joaquina de Oliveira Lima. E o da minha mãe é Joaquina Virgínia de Oliveira. Quando meu pai foi pôr os papel do meu casamento, diz que confundiram na igreja. “Ô, xente, o nome da fia tem o nome da mãe e o ...Continuar leitura

Projeto Conte Sua História Depoimento de Virgínia Joaquina de Oliveira Lima Entrevistada por Carol Margiotte São Paulo, 12/07/2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV690_ Virgínia Joaquina de Oliveira Lima Transcrito por Márcia Rocha de Almeida Revisado e editado por Viviane Aguiar P/1 –...Continuar leitura

Título: A vida de agora em diante

Local de produção: Brasil / São Paulo