Infância na Comunidade Quilombola do Cercado. Formas de subsistência da sua família. Aprendizados com a mãe, funcionamento do tear e trocas com a comunidade. Tingimento de tecido com casca de pau e coração de banana. Trabalho dos pais na lavoura e a vida de parteira da mãe. Cultura da comunidade, treição. Mudança para a cidade, trabalho. Casamento, volta para a comunidade, morte do marido, criação dos filhos e religião. Como aprendeu a bordar.

imagens (1)

get_date(); ?>

No tear

data (ou período): Década 1990 Imagem de:Marcelina da Silva Couto Ferreira

No tear

No curso de bordado no Museu Histórico de Paracatu. Na imagem. Dona Marcelina estava no tear, na varanda do prédio, criando uma peça, um “cochil” para o seu filho.

período: Década 1990
local: Brasil / Minas Gerais / Paracatu/mg
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia