Página Inicial | Pessoa
Virgínia Joaquina de Oliveira Lima
- data ou período de nascimento: 20/03/1937
- gênero: Feminino
- cor / raça: Branca
- local de nascimento: Brasil / Pernambuco / Timbaúba
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / Diadema
- grau de escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
- religião: Catolicismo
- profissão: Merendeira
- ocupação atual: Aposentada
sobre
Virgínia Joaquina aprendeu cedo a trabalhar na roça, no sítio da família, em Timbaúba, no Pernambuco. Era a única das sete filhas que gostava de ajudar o pai na lida do coco, da mandioca, do milho e na criação dos animais. Quando se casou, aos 20 anos, seguiu quase o mesmo destino de sua mãe: comandava o dia a dia da casa, costurava as roupas do marido e dos cinco filhos e ainda se desdobrava para manter a pequena lavoura. No início dos anos 1970, a família resolveu se mudar para a cidade de São Paulo. E Virgínia continuou sua luta, agora como merendeira de uma escola pública. De um momento para o outro, perdeu o marido. Mas nunca ficou sozinha, nem parada: foi fazer cursos de artesanato e vive cercada de filhos, netos e bisnetos.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
A vida de agora em diante
Personagem: Virgínia Joaquina de Oliveira LimaAutor: Museu da Pessoa
Saudade da família
data (ou período): Ano 1976 Imagem de:Virgínia Joaquina de Oliveira Lima
Churrasco em família
data (ou período): Ano 2016 Imagem de:Virgínia Joaquina de Oliveira Lima
Alegria
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Virgínia Joaquina de Oliveira Lima
Família
A mãe de virgínia, Joaquina Virgínia, na porta da casa do sítio onde morava, em Timbaúba/PE. Ao fundo está Vanderlei e Severino, "Raimunod", seus irmãos. "nessa janela fui pedida em noivado", lembra.
Lembrança
Com o marido, José Felinto, na época em que ainda moravam no sítio em Timbaúba, Pernambuco.
Família reunida
O terreiro da casa de farinha do sítio da família. "Naquela época, só era possível tirar fotos quando um lambe-lambe passava pela região. Sou a quarta, da esquerda para a direita, segurando uma criança, meu segundo filho. Na foto também estão meus pais, irmãs, tios, padrinho..."
Saudade da família
Família reunida em frene à casa construída em Diadema. Da esquerda para a direita: Vanderlei, o filho mais velho e sua namorada na época. Maria das graças, Maria Nazaré e Maria José, as filhas. Josefa, sobrinha do marido, e João, filho. "Atrás, estamos eu e meu marido, José. Na foto também aparece o cachorro Guri."
Casal feliz
Com o marido, José, no jardim da casa em Diadema, "onde sempre cultivei minhas plantas."
Merendeira
Virgínia foi merendeira por 25 anos, Na cozinha da escola na foto, Virgínia trabalhou por cerca de 15 anos. O cardápio sempre tinha polenta com frango, macarronada, arroz doce, leite, pudim, arroz, feijão, sopa...
Retorno
Com as irmãs Josefa, Maria José e Maria Josefina, e a sobrinha, Osélia. "Estamos em frente à casa onde nasci e cresci, no sítio em Timbaúba. Nessa época já morava em Diadema e fui até lá reencontrar minha família."
Saudade Grande
A casa onde Virgínia nasceu, cresceu e casou. Duas irmãs moram lá até hoje.
Surpresa
Com os netos no aniversário de 80 anos, "Nesse dia fizeram uma festa surpresa! Disseram-me que íamos a um almoço, mas quando cheguei ao prédio da minha filha, estava toda a família e amigos me esperando."
Família reunida
Com os filhos Vanderlei, João, Maria Nazaré e Maria José e o neto, Augusto na festa de casamento da neta Tatyane, na Igreja Nossa Senhora Aparecida.
Churrasco em família
Com os filhos, netos, genros, noras, amigos, agregados... "Todos os anos, quando conseguimos reunir todo mundo, fazemos um churrasco em casa". Nesse dia era Natal.
Religião
virgínia costuma ir à Igreja Matriz de Diadema todos os sábados. Sempre que pode, também vai ao Santuário de Aparecida. "No aniversário de falecimento do meu marido, mando rezar uma missa a ele e a todos os falecidos que conheço. Sou uma pessoa muito religiosa".
Alegria
Com as amigas, Flora e Maria, no SESC Bertioga, passeando. "Somos muito companheiras, sempre fazemos caminhadas juntas!"
Maturidade
Virgínia costuma passar os finais de semana na casa dos filhos. A foto foi tirada na casa da filha Maria das Graças.
Companheiras
Com a Dona Madalena. "Eramos merendeiras da escola Mário Santalúcia. De manhã preparávamos leite e bolacha, ou pão com leite para as crianças. No almoço, fazíamos feijão com carne seca, polenta com frango cozido, feijoada, arroz, macarronada com carne moída...
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.