Padre Rosalvino nasceu na Espanha, na cidade de León, onde, ainda menino, trabalhou como pastor. Ele e os sete irmãos perderam a mãe quando ainda eram crianças e foram criados pela avó paterna e o pai, que era um líder na vila em que moravam. Sua história conta sobre uma infância muito feliz na vila e sobre os efeitos da Guerra Civil Espanhola, que influenciaram a vinda da família para o Brasil, onde, encaminhados para trabalhar em uma fazenda no Paraná, passaram muita dificuldade e tiveram que trabalhar em regime de semi-escravidão. Essas condições fizeram com que o pai mandasse os filhos para orfanatos e escolas em São Paulo, local onde Rosalvino teve seu primeiro contato com os Padres Salesianos, o que, mais tarde, o levaria a se tornar padre. Sua vida sacerdotal desde o início se voltou para as obras sociais e a caridade, um pouco devido ao fato de ele ter visto a realidade de inúmeros jovens e crianças abandonados, no orfato que frequentou quando menino. Rosalvino é responsável pelas Obras Sociais Dom Bosco e por diversos projetos que melhoram a vida de crianças e adolescentes da Zona Leste de São Paulo, trabalho muito reconhecido e que já recebeu diversos prêmios.

Grêmio Recreativo da Escola de Samba Dom Bosco

personagem: Padre Rosalvino co integrantes da escola de samba
historia: Padre Rosalvino com a bandeira da Escola de Samba

crédito: Acervo Pessoal