Nasceu em uma família humilde. Segundo filho de quatro irmãos. Se divertia com os amigos nas águas do rio Tietê. Trocou as brincadeiras pelo trabalho cedo, aos 13 anos de idade. Separação de seus pais. Na adolescência parou os estudos para cortar cana. Ingressou na Escola Agrícola de Bariri. Tornou-se pai ainda aos 20 anos. Prestou concurso público para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Barra Bonita. Ingressou no Ensino Superior, no curso de Educação Física. Fez formação com diversos capoeiristas. É professor de capoeira. Integra o departamento de esportes da cidade. Casado, é pai de quatro filhos e avô de um menino.

Meu pai e minha mãe se separaram quando eu tinha treze anos e meu irmão tinha quinze. Então a minha mãe acabou sendo a provedora da família, teve que se submeter a um trabalho duro, no corte de cana aqui na usina, na época era usina da Barra, hoje é Raízen. Trabalhou nisso durante uns vinte ...Continuar leitura

imagens (10)

O gingado

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:

Jogos Regionais

data (ou período): Ano 2019 Imagem de:

Hélio com alunos da capoeira

data (ou período): Ano 2020 Imagem de:

Apresentação no Teatro Municipal

data (ou período): Ano 2019 Imagem de:

Capoeira no Tietê

data (ou período): Ano 2018 Imagem de:

Cerimônia de batismo na capoeira

data (ou período): Ano 1995 Imagem de:

Evento de dança

data (ou período): Ano 1995 Imagem de:

Cerimônia de Batizado Amukenguê

data (ou período): Ano 1996 Imagem de:

Jogos Abertos do interior

data (ou período): Ano 2003 Imagem de:

Professor de capoeira

data (ou período): Ano 2002 Imagem de:

O gingado

Hélio com um amigo da juventude treinando capoeira no bairro Jardim Brasil, ainda pouco povoado, onde moravam na década de 1990.

período: Ano 1990

Jogos Regionais

Capoeiristas representando a cidade de Barra Bonita nos Jogos Regionais em Botucatu.

período: Ano 2019

Hélio com alunos da capoeira

Hélio com alunos da Escolinha Esportiva da Secretaria Municipal de Esportes de Barra Bonita.

período: Ano 2020
Palavras-chave:

Apresentação no Teatro Municipal

Apresentação de capoeira no Teatro Municipal de Barra Bonita.

período: Ano 2019

Capoeira no Tietê

Roda de capoeira na orla de Barra Bonita. Encontro de amigos capoeiristas da região.

período: Ano 2018

Cerimônia de batismo na capoeira

Primeira cerimônia de batismo na capoeira, no Ginásio Municipal. Alunos galgando sua primeira graduação, realizada pelo mestre Marcial.

período: Ano 1995

Evento de dança

Alunos de capoeira dançando Maculelê, uma dança afro-brasileira realizada com bastões, no Ginásio Victorio Alponti.

período: Ano 1995

Cerimônia de Batizado Amukenguê

Cerimônia de batizado e troca de graduação dos alunos da Associação Esportiva e Cultural Amukenguê, do mestre Marcial. Hélio estava galgando a graduação amarelo e azul (estagiário de Capoeira).

período: Ano 1996

Jogos Abertos do interior

Recorte de jornal mostrando a capoeira nos Jogos Abertos do interior. Hélio estava atuando como técnico e representante da cidade de Igaraçu, cidade vizinha à Barra Bonita.

período: Ano 2003
tipo: Documento

Professor de capoeira

Hélio ao lado da Diretora de Cultura de Barra Bonita da época, Cecília Grana.

período: Ano 2002
Palavras-chave:

Entrevista de Hélio Joaquim Entrevistado por Lila Schnaider, Janaina Cescato e Victor Lopes Mausano Brasil São Paulo e Barra Bonita, 08/12/2021 Projeto: Todo lugar tem uma história para contar - Barra Bonita Realização: Museu da Pessoa Entrevista número: PCSH_HV1151 P/1 - Boa tarde Hélio, t...Continuar leitura

Título: A capoeira é liberdade, a capoeira é fascinante

Data: 08/12/2021

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo E Barra Bonita

Vídeomaker: Alisson da Paz Personagem: Hélio Joaquim Entrevistador: Janaina Cescato Entrevistador: Victor Brasil Entrevistador: Lila Schnaider Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.