Em sua entrevista, Marcos conta a história de suas raízes no Rio Grande do Norte, abordando a mudança de sua família para o Recife na época de sua infância. Em seguida, fala sobre sua entrada no carnaval e na capoeira, sob os ensinamentos de Mestre Pastinha, capoeirista de Salvador. Aqui, começa a discorrer sobre os fundamentos de sua arte, as características dos instrumentos e o sentido religioso destas práticas. Depois, Marcos fala sobre o bloco Filhos de Zumbi e sua participação no Ponto de Cultura Felipe Camarão, da Ação Griô. Termina seu relato falando sobre a importância da tradição oral aliada à modernidade, sobre seu casamento e sua formação como professor de educação física.

O que que acontece na capoeira? Eu estou aqui, eu recebo do, o Mestre Pastinha recebeu de Benedito, um negro africano, ex escravo, com oito anos de idade diz para o Mestre Pastinha, que viu o Mestre Pastinha apanhar de um garoto, lá embaixo, de cima de um sobrado, aí chamou e disse, olha você nã...Continuar leitura

P/1 – Marcos, pra começar, eu queria que você contasse seu nome, a data de nascimento e a cidade onde você nasceu, um pouquinho do começo. R – Meu nome é Marcos Antonio Gomes de Carvalho, eu nasci em Canguaritamba, uma cidadezinha no estado do Rio Grande do Norte, aos 11 de novembro de 195...Continuar leitura

Título: Capoeiras, mestres e tradições

Data: 07/10/2007