Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 7 de outubro de 2007

Capoeiras, mestres e tradições

Esta história contém:

Capoeiras, mestres e tradições

Vídeo

O que que acontece na capoeira? Eu estou aqui, eu recebo do, o Mestre Pastinha recebeu de Benedito, um negro africano, ex escravo, com oito anos de idade diz para o Mestre Pastinha, que viu o Mestre Pastinha apanhar de um garoto, lá embaixo, de cima de um sobrado, aí chamou e disse, olha você não pode com aquele garoto, porque ele é mais esperto que você, invés de você empinar picula, raia, jogar picula, empinar raia, você vem pra aqui pra gente fuzuar, que eu vou lhe ensinar a fuzuar, era uma brincadeira diante da capoeira, para ele ficar mais destro, mais esperto e tal, e ai com oito anos, o Mestre Pastinha foi ao Benedito e ensinou umas coisas, dai o Mestre já deu uma lição no menino, o Pastinha já pegou o menino e lá vem o menino com a mãe, aí a mãe do menino disse, você tem relato, ele contando essa história, a mãe do menino disse, olha lá aquele garoto, olha agora que você vai ver, não agora você vai ver como que você vai apanhar, a própria mãe aí, aí o menino vai e cata ele de uma lado, ele sai pelo outro, mostra para um lado, ele vai, já não era mais aquele garoto fácil de ser, dai ele da uma lição no menino, né, e ele conta a história, e isto, você me perguntava, como que eu passo? aí eu recebo do Mestre Pastinha, eu fiquei satisfeito por ter ido, por ter conhecido o Mestre Pastinha, porque se eu ficasse na distancia, eu não teria entendido muita coisa, eu tinha um disco gravado com a voz dele, capoeirista não deve provocar, capoeirista não deve fazer perto das coisas,no meu tempo eu era capoeirista e contava as histórias, maior é Deus, e vai, ai foi diferente quando eu conheci o Mestre, ai não precisou mais ele falar, só a presença do Mestre já traz para a gente uma energia e uma compreensão daquilo que o Mestre ensina, daquilo que o Mestre faz, aí você começa a ouvir na voz, uma atitude diante daquilo que ele faz, então essa relação direta com o Mestre é muito importante, eu quando eu recebo esse...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Cultura: Uma vacina da violência
Vídeo Texto

José Antônio Péres de Carvalho (Tião Carvalho)

Cultura: Uma vacina da violência
Magia e gingado
Vídeo Texto

Darley Ferreira Gomes

Magia e gingado
Capoeira carioca
Vídeo Texto

José Barbosa da Silva

Capoeira carioca

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.