Cacau é o apelido de Darley Ferreira Gomes depois que ele se encantou com a magia da capoeira. Nesse seu depoimento, Cacau percorre suas lembranças de menino que se assustava com as máscaras da Caretagem, do galinho que ganhou de uma tia. Além delas, tem a passagem pelo hip hop e os treinos e grupos de dança e como dela migrou para a capoeira. Quando sua mãe morreu, a despeito da vontade do pai, seguiu seu coração e foi morar na academia do seu mestre capoeirista, em Cristalina (GO). Depois de alguns anos, voltou para Paracatu e conseguiu, passado um tempo, permanecer trabalhando com capoeira e danças afro. Cacau narra também algumas passagens do movimento negro, como a grande quebra de paradigmas, ao realizar uma Missa Afro na Igreja Matriz de Paracatu.

Meu nome é Darley Ferreira Gomes, conhecido como Cacau. Quando eu cheguei na capoeira havia vários apelidos, né? E eu gostei do apelido Cacau, tem a ver com o lance do chocolate, né? Quando eu vi a capoeira e vi a energia que estava rolando na capoeira: o pessoal batendo palma, a música... Aqui...Continuar leitura

Projeto Kinross Paracatu Depoimento de Darley Ferreira Gomes (Cacau) Entrevistado por Marcia Ruiz e Marcelo da Luz Paracatu, 02/06/2017 Realização Museu da Pessoa KRP_HV02_Darley Ferreira Gomes (Cacau) Transcrito por Karina Medici Barrella P/1 – Cacau, boa tarde. Eu queria agradecer em nome d...Continuar leitura

Título: Magia e gingado

Local de produção: Paracatu