É com muito afeto que a paulistana Cléa Magnani Pimenta relembra os longos anos em que acompanhou a perda de memória do marido, Gilberto, acometido pelo Alzheimer. Pouco a pouco, ele ia se distanciando da realidade, enquanto ela se aproximava cada vez mais, fazendo de tudo para criar, ao lado dele, novas lembranças. O “Projeto Municípios” talvez tenha sido a maior dessas aventuras: os dois viajaram por 275 cidades de São Paulo, conhecendo pracinhas da matriz e curtindo um ao outro. Cléa ainda conta como usava a música e o talento em tocar harmônica para se conectar com Gilberto – algo que, mesmo depois da morte dele, ela continua fazendo para se conectar com a vida. Forte e criativa, enfrenta a fibromialgia com atividades culturais e com suas histórias, que gosta de contar para as pessoas e de publicar em livros. A história que mais a interessa, no entanto, é aquela que ela ainda não conhece: a do futuro que está por vir.

E foi em 2005, eu recebi uma notícia: “O seu marido está com Alzheimer e já bem instalado nele há muito tempo”. Eu escrevi um livro a respeito disso que começa com essa frase: “Tenho uma péssima notícia a lhe dar...”. E ele ali, na outra salinha, esperando pra medir a ...Continuar leitura

Projeto Conte Sua História Depoimento de Cléa Magnani Pimenta Entrevistada por Carol Margiotte e Nori Navarro O. Marchini São Paulo, 16/05/2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV676_Cléa Magnani Pimenta Transcrito por Márcia Rocha de Almeida Revisado e editado por Viviane Aguiar P/1 – C...Continuar leitura

Título: 275 viagens contra o Alzheimer

Local de produção: Brasil / São Paulo