Página Inicial | Pessoa
Cléa Magnani Pimenta
- data ou período de nascimento: 29/12/1947
- gênero: Feminino
- cor / raça: Branca
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- grau de escolaridade: Superior Incompleto
- religião: Espiritismo
- profissão: Escritora
- ocupação atual: Escritora
sobre
Nascida na cidade de São Paulo, em 1947, Cléa Magnani Pimenta passou boa parte da infância tendo como vizinhos seus próprios familiares e os avós de origem italiana. Ali, naquele meio fraterno, muitas histórias aconteceram, incluindo tentativas frustradas de escrever o roteiro de uma radionovela com a prima. Com as gostosas lembranças de infância sempre em mente, Cléa foi crescendo, se casou, teve três filhos e nunca esmoreceu diante das dificuldades, mesmo quando foi obrigada a se especializar no papel de cuidadora: tratou da mãe já velhinha, dos sogros e, por 11 anos, também do marido doente.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
275 viagens contra o Alzheimer
Personagem: Cléa Magnani PimentaAutor: Museu da Pessoa
Família
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Cléa Magnani Pimenta
Casa de sempre
Casa onde Cléa nasceu e vive até hoje, na Vila Vera.
Casa dos avós paternos
Cléa no colo da nona Zenaide e a mãe.
Casa dos avós paternos
Cléa com o pai e a mãe.
Casa da infância
Cléa com um ano e meio junto à mãe. "Estamos na casa onde me criei dos 18 meses aos 24 anos, quando me casei", explica.
Sítio do fim de semana
Cléa passou dos sete aos 16 anos indo, aos fins de semana, ao sítio da família em Atibaia. "Não havia luz elétrica e a água era levada do poço à caixa d'água através dessa bomba manual que meu pai está acionando", comenta.
Vila dos Quarenta
Cléa recorda que, antigamente, Vila das Mercês era chamada de Vila dos Quarenta. Na foto, está com a mãe durante a colheita de abóbora no quintal de casa.
Comemoração
Cléa aos quatro anos com o pai José (Ricardo) Magnani e a mãe Rosa Magnani. A foto foi feita em estúdio fotográfico em comemoração aos cinco anos de Cléa.
Tocando de ouvido
Cléa tocando na harmônica que ganhou do pai aos sete anos de idade. "Eu tive oito meses de aulas com o professor Arlindo, filho do açougueiro do bairro. Deixei de estudar e passei a tocar 'de ouvido' o que faço até hoje", diz.
Estrada Velha de Santos
Os pais de Clea com o primo Amadeu, filho de um tio paterno. "A foto foi feita após a chegada de meus pais que foram da Aclimação, onde residiam em São Paulo, até Santos. De bicicleta, pela Estrada da Serra Velha, o que valeu uma medalha que meu pai mandou fazer para minha mãe...", conta.
Herança ciclista
Clea aos 12 anos no quintal de casa, na mesma bicicleta que a sua mãe usou para descer a Estrada Velha de Santos duas vezes.
Herança ciclista
A mãe de Cléa aprendeu a andar de bicicleta depois que conheceu o esposo, campeão ciclístico, e passou a o acompanhar em "longos passeios por São Paulo, no tempo em que se podia andar sem perigo, embora 'fosse um escândalo' mulher ciclista nessa época".
Pai ciclista
Foto do pai, José Ricardo Magnani no quarto de casa.
Genética ciclista
Família Magnani, de cinco filhos ciclistas. Da esquerda para a direita: Arcanjo, Américo, Fioravante, Antonio e Ricardo, este pai de Cléa.
Família
A mãe de Clea aos 70 anos, e seus amores: Patricia, Alexandre e Renato.
Festa junina
Cléa com o esposo Gilberto numa festa junina.
Projeto Municípios
"Depois do diagnóstico de Alzheimer em 2005, após ele demonstrar interesse em conhecer todos os 645 municípios do Estado de São Paulo, iniciamos uma série de viagens diárias passando por 275 cidades."
Sanfoneira
Cléa no aniversário de uma amiga. "A música me acompanha desde os sete anos de idade..."
Maternidade
Os tesouros de Cléa, seus três filhos: Renato, Patricia e Alexandre.
Amor
"Deus levou meu amor. E me deu esse gato muito especial, que é da minha filha, mas me adotou como cuidadora e "morró" (é assim que ele me chama). Há momentos em que ele me olha com tanto carinho, que chego a pensar que dentro dele esteja todo o amor que o Gilberto tinha por mim..."
Jóias
"As jóias do meu tesouro, minhas amadas netas Gabriela, Beatriz e Julia.
O início de tudo
Casamento de Cléa com Gilberto em 08 de janeiro de 1972, na Paróquia de Santa Cândida.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.