Bairro Jordanópolis, em São Bernardo do Campo. Mudança para a Chácara Inglesa. Artes Cênicas nas USP. Ingresso no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Viagem aos EUA. Pioneira no poetry Slam. Fundadora do ZAP (Zona Autônoma da Palavra). Terceiro lugar na Copa do Mundo de Slam em Paris. Viagem para a África e poesia Diáspora para Angela Davis. Mestrado e livro: Teatro Hip Hop.

Meu nome é Roberta Marques do Nascimento. Nasci em Diadema, São Paulo, em 1978. Minha mãe me teve muito nova, com 21 anos, primeiro filho. Tinham falado pra ela: “Você não fica gritando que enfermeiro não gosta de mulher que grita”. Aí ela estava na sala de pré-parto, já com m...Continuar leitura

imagens (7)

Diadema

data (ou período): Ano 1978 Imagem de:

Menina do mar

data (ou período): Ano 1983 Imagem de:

Veraneio

data (ou período): Ano 1992 Imagem de:

Holiday

data (ou período): Ano 1991 Imagem de:

"Se essa na..."

data (ou período): Ano 1999 Imagem de:

"Acordei que sonhava"

data (ou período): Ano 2005 Imagem de:

Futebol

data (ou período): Ano 2005 Imagem de:

Diadema

Roberta na primeira casa que morou na rua das esmeraldas em Diadema, na foto tem 09 meses.

período: Ano 1978

Menina do mar

Roberta aos 5 anos em seu lugar preferido no mundo: O mar.

período: Ano 1983

Veraneio

A veraneio era o carro da família. Fizeram uma viagem de São Paulo a Natal, indo pelo sertão e voltando pela costa. A viagem durou 1 mês e nela estavam Raimundo (pai), Romilda (mãe), Rosa (avó), Carolina (irmã) e Gustavo (irmão).

período: Ano 1992

Holiday

Cantando no festival da escola com a irmã Carolina e melhor amiga Clarissa, que lhe batizou de "Estrela D'alva".

período: Ano 1991

"Se essa na..."

Cena do espetáculo "Se essa Na..." dirigido por Tiche Viana, na foto os personagens "Eurico" (Kikô Bertholine) e "Oficial Ozome" (Roberta Estrela D'alva). Realizado na ECA-USP.

período: Ano 1999

"Acordei que sonhava"

Foto da personagem "Príncipe Sigismundo" do espetáculo. "Acordei que sonhava" do núcleo Bartolomeu dentro do festival Zeatralia.

período: Ano 2005

Futebol

Cena do espetáculo "Futebol" da Frentes de fevereiro, abertura do Vídeo Brasil. No Sesc Pompéia.

período: Ano 2005
tipo: Fotografia

Projeto Kombiblioteca Poética Depoimento de Roberta Marques do Nascimento (Roberta Estrela D'Alva) Entrevistada por: Rosana Miziara, Jonas Worcman e Lucas Torigoe São Paulo, 14 de maio de 2015. Realização Museu da Pessoa Código da Entrevista: KOM_HV010 Transcrito por: Karina Medici Barrella ...Continuar leitura

Título: “Sou mais a tradição oral do que a tradição escrita”

Data: 14/05/2015

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Lucas Figueirêdo Torigoe Personagem: Roberta Marques do Nascimento Revisor: Nataniel Torres Entrevistador: Jonas Worcman de Matos Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.