sobre a coleção

criada em: 02/02/2025

Em meio às vastas florestas brasileiras, os mateiros desempenham um papel essencial na relação entre o ser humano e a natureza. São especialistas em reconhecer rastros, identificar espécies, compreender ciclos naturais e navegar por territórios desconhecidos com um conhecimento que atravessa gerações. Mas, apesar de sua importância, essa sabedoria tem sido historicamente subestimada, relegada a um plano secundário frente aos chamados “saberes científicos”.

Por isso, o projeto "Mateiros do Brasil", realizado pelo Museu da Pessoa, busca a valorização dos mateiros e de suas atividades enquanto aspectos fundamentais no entendimento de diversas dinâmicas socioambientais do país, bem como elementos centrais para a (re)construção de saberes e procedimentos que visam o futuro sustentável do planeta.


O projeto “Mateiros do Brasil” busca não apenas registrar essas histórias, mas também garantir que esses conhecimentos continuem sendo passados adiante.
Guiados pela pesquisa de Binho Marques, elegemos seis pessoas atuantes na Amazônia Legal para representar este recorte da classe mateira. Utilizamos a metodologia do Museu da Pessoa, a Tecnologia Social da Memória, para entrevistá-los.

As entrevistas foram realizadas com pessoas de três localidades: Comunidade Bela Vista do Jaraqui, no Igarapé do Rio Negro (AM), Rio Branco (AC) e Belém (PA).
Em dezembro de 2024, todos os mateiros entrevistados se reuniram em uma roda de histórias, promovida pelo Museu da Pessoa, para trocar vivências e fortalecer a rede de conhecimento tradicional.

Este projeto é viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC 235372) por meio do Ministério da Cultura com patrocínio do Instituto Cultural Vale apoio da Vale, consultoria conceitual de Binho Marques e realização do Museu da Pessoa.