Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 19 de novembro de 2024

Um observador e protetor da natureza

Esta história contém:

Um observador e protetor da natureza

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Edilson Consuello de Oliveira

Entrevistado por Luiza Gallo

Rio Branco, 19/11/2024

Projeto: Mateiros do Brasil

Entrevista número: MAT_HV004

Realizado por Museu da Pessoa

Transcrita por Monica Alves

Revisada por Luiza Gallo

P/1 - Bora lá!

R - Vamos!

P/1 - Primeiro quero te agradecer demais por ter nos recebido aqui, por ter esse tempo, por estar conversando com a gente.

R - Obrigado!

P/1 - E eu queria que você começasse se apresentando, dizendo seu nome completo, a data e o local de nascimento.

R - Meu nome é Edilson Consuello de Oliveira, nasci em 1956, 14/09/1956, Sena Madureira, Acre e essa é a data do meu nascimento.

P/1 - Como foi o dia do seu nascimento? Te contaram?

R - Na época anterior, eram as… Tinha a parteira que ia fazer… Tem parteira lá, especialista só pra fazer aquele parto. Tem fulana lá, tal, aí já levava aquela pessoa e já colocava, já esperando os dias. Então não morria ninguém, era tudo tranquilo, tudo normal o parto. E eu como uma pessoa tranquila, vejo que toda vez… aí eu nasci no normal, cresci graças a Deus, junto com meus pais e família. Tudo sempre normal, graças a Deus.

P/1 - Você nasceu na sua casa, então?

R - Foi em casa mesmo, no seringal. Colocação, né? Aí eu nasci lá, não teve… aí aquela… Depois, depois do parto tem aquele um mês, sei lá, de tanto de resguardo. Hoje parece que não existe mais isso, parece que não existe. Mas é tudo tranquilo, foi tudo bem.

P/1 - E qual é o nome da sua mãe?

R - Maria Consuello de Oliveira. Já falecida, Deus tem ela no céu.

P/1 - Como você descreveria ela pra gente? O jeitinho dela, o que ela gostava de fazer, com o que ela trabalhava?

R - Nossa, minha mãe era impressionante. Sempre mandando a gente se cuidar: “Meu filho, não faça isso”. Cuidava bem da gente, uma mulher muito caseira. Eu não consigo esquecer ela, sempre lembro. Como o meu pai também, né? Meu pai era muito trabalhador, meu pai era focalizado...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.