Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Casei-me aos vinte e um anos e foi muito legal. Heliane, minha irmã mais nova, tinha dezesete anos e se encantou com um primo, filho de um irmão de papai, o Fábio que veio de Teresina, no Piauí para meu casamento.

Como acontece em diversas famílias com primos que se vêem pela primeira vez, Heliane e Fábio acabaram namorando e ele só foi embora quando conseguiu casar-se com ela.

Casamento marcado, resolveram que seria em Teresina e foram com minha mãe e meus irmãos para o casório. No dia da festa, noiva na igreja, meu pai não compareceu. Meu tio, o pai do noivo, que tem o mesmo nome de meu pai, estava lá. As mães, ansiosas aguardavam o casamento. Começa a cerimônia e o padre a ler os nomes da noiva do noivo, dos pais da noiva do pai do noivo... Dos avós paternos e maternos... Quase a genealogia da família... Surpreende-nos o padre. Não caso. Voces são meio irmãos, filhos do mesmo pai. Não caso.

Foi um rebuliço danado. Minha mãe se zangou com o padre, minha tia também, meu tio queria tirar satisfação e o casamento foi adiado. Como represália à bagunça promovida pela familia, o padre condicionou a realização da cerimônia a uma autorização do Bispo.

E foram todos, tios, primos, as mães e o noivo, pedir a tal autorização que só aconteceu após muito tempo, depois de muita explicação e com o pagamento de uma taxa exorbitante, quando a noiva de tanto chorar, já havia perdido toda a maquiagem.

As fotos saíram borradas e ficou na história da família o casamento mais difícil que já houve. Hoje, quinze anos depois, eles continuam juntos, para afirmar que primos também são bons namorados...

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
No comando de si mesma
Vídeo Texto

Gal Alves de Lima

No comando de si mesma
Um judeu em fuga
Texto

Josef Aronsohn

Um judeu em fuga
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.