resumo

Josef viu a ascensão do nazismo na Alemanha, chegando a passar seis semanas em um campo de concentração. Ao sair, decidiu emigrar com seu pai para Xangai, na China, como refugiado judeu. Sua mãe, irmão e esposa não conseguiram sair e morreram em campos de concentração. Permaneceu em Xangai por nove anos, se casou e decidiu migrar para o Brasil em 1949, com o pai e sua segunda esposa. Nesta entrevista, ele nos conta, junto com sua esposa Hilde, como tudo aconteceu e também sobre sua atividade como cantor de sinagoga e professor de hebraico e Bar Mitzvá.  

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

Heranças e Lembranças Depoimento de Josef Aronsohn Entrevistado por Paula e Helena Rio de Janeiro, 13/07/1988 Realização: Museu da Pessoa Entrevista nº HL_HV043 Revisado por Genivaldo Cavalcanti Filho P/1 - Senhor Aronsohn, eu gostaria de começar a entrevista pedindo para o senhor nos dizer ...Continuar leitura



Título: Um judeu em fuga

Data: 13/07/1988

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Revisor: Genivaldo Alves Cavalcanti Filho Personagem: Josef Aronsohn Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.


opções da página