Por: Museu da Pessoa, 16 de março de 2001

“Vocês vão ter que me engolir!”

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Museu do Flamengo
Depoimento de Mário Jorge Lobo Zagallo
Entrevistado por Paula Ribeiro e Manuel Manrique
Rio de Janeiro, 16 de março de 2001
Realização Museu da Pessoa
Entrevista FLA_HV029
Transcrito por: Leandro S. Motta
Revisado por Leonardo Sousa
P/2 – Zagallo, bom dia. A gente gostaria de começar a entrevista dando seu nome completo, local e data de nascimento.
R – Bom meu nome é Mário Jorge Lobo Zagallo, nasci em Maceió, no dia 09/08/1931.
P/2 – E o nome dos seus pais?
R – O nome do meu pai é Aroldo Cardoso Zagallo e da minha mãe Maria Antonieta Lobo Zagallo.
P/2 – E a atividade deles?
R – Meu pai era um representante de uma firma do cunhado, de tecidos e toalhas e ele veio como um representante para o Rio de Janeiro, isso oito meses depois de eu ter nascido, por que eu quando nasci em Maceió, meu pai foi para o Rio de Janeiro em 1932, fomos morar ali na Tijuca na rua Professor Gabizo, esquina da Trapicheiros, hoje é Heitor Beltrão. E meu pai até, dentro desse prosseguimento ele foi... o clube mais próximo ali era o América Futebol Clube e ele acabou dentro da continuidade, depois de ser um sócio contribuinte, ele foi fazer parte do conselho deliberativo, ele participou para botar refletores no campo do América, isto uma questão já eu estando no Rio de Janeiro. A minha mãe ela estudou também em colégio de freira falava corretamente o francês e depois ela abandonou todo um lado e ficou apenas como doméstica, vamos dizer assim, e a nossa vida prosseguiu dentro dessa vinda pro meu pai depois de oito meses de Rio de Janeiro e a entrada como América.... comecei a minha vida como jogador em 1948.
P/1 – Mas antes então da gente entrar eu gostaria de fazer algumas perguntas um pouco da sua origem tá, então recuperando um pouco os seus avós maternos e paternos, você se lembra deles você sabe a origem deles, por favor, se sabe a origem do seu nome Zagall...Continuar leitura

Título: “Vocês vão ter que me engolir!”

Data: 16 de março de 2001

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Revisor: Leonardo Sousa
Entrevistador: Manuel Manrique
Transcritor: Leandro S. Motta
Entrevistador: Paula Ribeiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios