Conforme Gal conta sua história, a personagem principal vai, aos poucos, se agigantando. Começa franzina, numa cidadezinha do Piauí, onde, aos 11 anos, já trabalhava de empregada doméstica – e tinha de subir na cama da patroa para conseguir dobrar o lençol sem arrastá-lo no chão. Passa pela mudança para São Paulo, cheia de sonhos que seriam logo transformados com a primeira gravidez e o casamento precoce. Emociona-se no momento da trágica morte do filho, em uma viagem de passeio à terra natal. Encara o sucesso no comando de um comércio de gás e de uma sorveteria e as dificuldades vindas com o machismo e as traições do marido. E chega ao presente, quando, divorciada e envolvida com o trabalho em uma delegacia de mulheres, Gal enfim se sente no poder, no controle de si mesma.

Meu nome é Gracilene Alves de Lima. Nasci em Água Branca, Piauí. Eu vim de uma família de 11 irmãos, sete meninos e três meninas. E eu lembro que minha mãe falava que eu fui a caçula, a última, a raspa do tacho, como dizem. Até os meus dez anos, estudei. A partir dos dez anos, comece...Continuar leitura

Projeto Conte Sua História Depoimento de Gal Alves de Lima Entrevistada por Carol Margiotte e Laura Garibaldi São Paulo, 14/06/2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV686_ Gal Alves de Lima Transcrito por Márcia Rocha de Almeida Revisado e editado por Viviane Aguiar P/1 – Gal, boa tarde. R...Continuar leitura

Título: No comando de si mesma

Local de produção: Brasil / São Paulo