Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Angustiada em poder dar sequência aos projetos de trabalho sonhei que estava acontecendo uma guerra em frente à praça Maurício Cardoso. Muita gente na rua, bombas, correria. Eu corria do inimigo desconhecido até que comecei a subir por uma rua íngreme e fui sentindo as pernas cansadas. Pensei que não conseguiria escapar e sobreviver. Até que apareceu uma colega de formação, que me incentivou a seguir subindo, ela dizia que eu ia conseguir, ia dispersando o inimigo com bombas até que chegássemos à nossa base, que era a instituição onde eu faço formação psicanalítica. Interpretei que estava muito angustiada com as perdas no trabalho, eventuais pacientes que não quiseram seguir com o atendimento virtual, outros que perderam emprego neste meio tempo, e não estava enxergando nenhuma perspectiva de melhora financeira para os próximos dias e meses. Estava realmente muito mal, pensando que teria que interromper a formação que recém iniciei é que tanto invisto libidinalmente. No dia que antecedeu o sonho conversei com minha supervisora sobre a interrupção das supervisões. Disse isso a ela muito assustada e chateada, até que ela me disse palavras de conforto e incentivo e disse para que eu primeiro me acalmasse para então poder pensar. A colega que aparece no sonho me incentivando a subir a rua íngreme era uma amiga e colega de instituição, mas talvez também um deslocamento para a minha supervisora, que naquele momento me deu apoio e palavras de conforto.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

Já relatei junto ao sonho. Mas acrescento que a pandemia me deixou muito assustada, com muito medo das perdas e com muito sofrimento pelo adiamento de projetos profissionais. Pensei que tivesse que interromper a minha formação, na qual invisto tanto, até conseguir me acalmar e pensar nas saídas possíveis para não precisar tomar essa decisão.

Palavras-chave: guerras, bombas, correria, inimigo, colega

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Guerras
Data: 4 de abril de 2020
Personagem: Sonhadora 250
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Coração militante
Vídeo Texto

Mário Soares Lima

Coração militante
Das listas de festas à lista de prêmios
Texto

Marco Aurélio Carvalho de Abreu

Das listas de festas à lista de prêmios

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.