Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Eu estava em uma casa desconhecida, porém familiar já que as paredes sem tinta remetiam à casa pobre onde passei a infância e começo da adolescência. Era uma reunião de amigos, mas eu conhecia poucos ou ninguém ali. Entrei na casa sabendo que não poderia tocar em nada se não me contaminaria de Covid-19. Andava cuidadosamente pelos cômodos vazios, e me lembro de estar com as mãos na altura do tórax alinhada às paredes, como se, sem tocá-las, eu estivesse me guiando naquele interior por elas. Quando cheguei no rumo de uma abertura onde deveria ter uma porta, vi, como num espelho, embora claramente não fosse meu reflexo, uma outra pessoa com a mesma posição de mãos, como se, nós dois estivéssemos, cada qual do seu lado no cômodo, fazendo o mesmo. Quando me deparei, essa pessoa e eu nos assustamos, e caímos em risada. Batemos as mãos como num cumprimento. E eu acordei, literalmente, gargalhando.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

No sonho, assim como na vida real, eu estava com muito medo de tocar em algo ali naquela casa. E percebi que eu não era a única a portar esse medo.

Palavras-chave: casa, mãos, familiar

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Mãos
Data: 7 de abril de 2020
Personagem: Sonhadora 263
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
No comando de si mesma
Vídeo Texto

Gal Alves de Lima

No comando de si mesma
Um menino chamado Innocente
Texto

Celso Aparecido Innocente

Um menino chamado Innocente

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.