Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Ancestralidade

Esta história contém:

Ancestralidade

Avó é quase um palavrão, vem sobrecarregado de memórias, vem cheio de carga. Essa ancestralidade faz com que eu me conecte comigo mesma, e cristalizar memórias é muito importante no meu descobrir. Então, se eu fosse embora, levaria duas cartas escritas naqueles cadernos de gaveta sem muita pretensão.

A primeira foi escrita pela minha mãe, especialmente para ser lida na festa de 80 anos da minha avó paterna. A carta foi recitada pela minha irmã enquanto todos os primos estavam reunimos para agradecer os cuidados, o tempo dedicado e comemorar seus anos de vida. Diz muito sobre aromas, sabores, amor e generosidade.

A segunda carta foi escrita por uma das primas após o falecimento dessa mesma avó, e foi lida em silêncio pelos mesmos primos no velório. Não foi recitada por ninguém, porque ninguém teve voz. Esses parágrafos a comparam com uma árvore gigante vista como guardiã, que após morrer de forma natural, é cortada e transformada em abrigo. No final, arrebata dizendo que as raízes de uma árvore guardiã sempre brotam em forma de filhos, netos, e sobrinhos, trazendo-a a vida novamente. Porque somos ela e a representamos.

Uma que comemora a vida, outra que vela a morte.

Além das deliciosas memórias que me trazem, essas cartas me ensinaram sobre ancestralidade, vida, respeito, gratidão e força. Me fazem lembrar de tudo o que essa mulher senhora me ensinou.

Ainda não sei exatamente o motivo de ter achado em momentos distintos esses papéis guardados entre mil outros, mas descobri-los foi um presente. Por que ambos ficaram comigo? Não sei, talvez minha personalidade diga mais sobre isso. Hoje em dia ficam juntos dentro de um livro que se chama “A ciranda das mulheres sábias: ser jovem enquanto velha, ser velha enquanto jovem”. Tudo faz sentido quando as releio.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
“Vocês vão ter que me engolir!”
Vídeo Texto

Mario Jorge Lobo Zagallo

“Vocês vão ter que me engolir!”
Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Uma referência para as outras mulheres
Vídeo Texto

Sandra Amarilles Lindolfo

Uma referência para as outras mulheres

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.