Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

"Vou ficar com Deus dos excluídos”

Esta história contém:

"Vou ficar com Deus dos excluídos”

Me chamo Anatília, nasci em Juazeiro do Norte em 1943. Sou filha de uma família muito católica e por isso entrei na vida religiosa com dezesseis anos. Hoje eu tenho sessenta e nove. Sempre me dediquei ao trabalho social, tenho prazer em falar isso.

Eu tenho lembranças muito boas do meu passado, por isso eu sou uma pessoa missiva, uma pessoa tranquila, harmoniosa.

Meu pai era agricultor, mas não gostava de agricultura, então ele era ourives, fazia joias. Minha mãe era uma mulher administradora, ela era administradora da fazenda do pai dela. Os meus pais eram assim: minha mãe muito criativa, muito dinâmica, meu pai muito passivo, muito tranquilo, tenho lindas memórias dele. Meus pais não eram opressores. Uma coisa bonita que eu admiro do meu pai é que ele foi sempre uma pessoa que incentivou as coisas boas, não me lembro dele brigando conosco, mas incentivando as coisas boas que fazíamos. Éramos em três irmãos.

Sempre fui muito preocupada com o estudo, minha mãe, como ela era muito simples, era uma pessoa analfabeta, tinha muito conhecimento, mas não tinha muita instrução, eu mesma me matriculava nas escolas, e quando eu não gostava da escola eu sempre pedia a minha transferência, sempre fui muito dinâmica. Eu sempre fui muito empreendedora também, fazia esteira, eu ia comprar palha, fazia e vendia minhas esteiras e tinha minha conta na venda. Veja que independência minha mãe me deu, isso eu agradeço hoje, pois eu gosto muito de negociar por conta disso.

Eu entrei na vida religiosa de uma maneira gostosa, ninguém me induziu, eu sempre tive vontade e o meu pai disse: “Minha filha, não vá, não, porque é muito sacrifício”, mas dentro de mim tinha uma coisa que me puxava. Realmente era vocação, eu me sinto vocacionada para a vida religiosa, dedicar minha vida a Deus diretamente para servir meus irmãos, me sinto muito grata. Minha irmã entrou também na vida religiosa com quinze anos e saiu depois de oito...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudança Depoimento de Anatília Entrevistado por Raul Varela e Márcia Zoet Recife, 13 de agosto de 2012 Código: VV_TM023 Realização Museu da Pessoa Transcrito por Claudia Lucena (MW Transcrições) Revisado por Joice Yumi Matsunaga A entrevista na íntegra bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Decidi dar um voto de crédito para a humanidade
Vídeo Texto
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.